Nota para a Imprensa

Nota para a Imprensa

6 de dezembro de 2008

Entre os dias 5 e 6 de dezembro começaram a realizar-se os primeiros intercâmbios de um seminário de conhecimentos entre pessoas que mantém blogs desde a Ilha e outros interessados em se aproximarem deste meio.

Concebido desde seus primórdios como um roteiro de estudo com várias etapas, o encontro se viu privado de sua sessão inaugural porque agentes do Ministério do Interior citaram alguns dos participantes para anunciar-lhes, de maneira oficial, que se lhes proibia assistir a inauguração na cidade de Pinar del Rio. Não é possivel oferecer uma prova documentada desta proibição porque tais agentes se negaram a confirmá-la por escrito.

Porém a liberdade descobre caminhos que a repressão não encontra. Por isso os participantes do trabalho, fiéis a sua opção pelo diálogo e a busca de alternativas viáveis, articularam outras modalidades para iniciar o roteiro sem ter que transladar-se fisicamente de um território à outro.

Foram vários os temas iniciais: anotações gerais sobre um blog, animado por Yoani Sánchez, onde se abordaram questões técnicas relacionadas com os programas infomáticos apropriados para um blog; a redação num blog, proposto por Reinaldo Escobar, onde se debate a aplicação das normas jornalísticas de redação à nova linguagem do ciberespaço, e finalmente a ética blogueira, onde Eugenio Leal introduziu conceitos relacionados com a conduta ética nesta moderna forma de transmitir idéias e informação. Os textos debatidos e outros que surgirem serão publicados num sitio web.

Os intercâmbios de experiências se produziram num clima informal, de respeito pelas opiniões diferentes e de debate propositivo.

Promoveram esta experiência os colaboradores da revista digital Convivência (http://www.convivenciacuba.es) e do portal Desde Cuba (http://www.desdecuba.com) entre outros.
Estes primeiros passos constituem uma autêntica gestão de conhecimentos. Entre as iniciativas sugeridas está a de se redigir, pelos participantes, uma chamada para um concurso de blogs cubanos que se lançará no ano de 2009. Estas novas variantes do roteiro de estudo sobre blogs cubanos permanecerão abertas a todos os interessados.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s