14ymedio

14ymedio_logo

Ontem discutia com um amigo sobre a importância do jornalismo na atual situação cubana. Ele queria me convencer para entrar em seu partido opositor e eu lhe lembrava que um informador não deve ter nenhum tipo de militância. Era uma conversa carinhosa e pontuada por piadas, porém esclarecendo as diferentes posições que devem ser assumidas por um informador e um político.

Agora aqui estou lembrando a conversa de poucas horas atrás e postando no meu blog pessoal o rosto e o nome de um sonho compartilhado. Um meio que esperamos que ajude e acompanhe a necessária transição que ocorrerá em nosso país. Um espaço dedicado a narração de uma realidade onde há gente como meu amigo, como também outras pessoas que aplaudem o atual sistema por convicção, oportunismo ou medo. Um espaço para contar Cuba do interior de Cuba.

Será um caminho difícil. Durante as últimas semanas temos vivido um adiantamento de como a propaganda oficial tentará nos satanizar por fazer este meio. De fato, várias pessoas da nossa equipe de trabalho já têm recebido as primeiras chamadas de advertência da Segurança do Estado. Contudo, não temos nada com que nos preocupar. 14ymedio nasce sem nada para ocultar. A informação sobre sua linha editorial, compromissos éticos e finanças poderá ser lida na página web que estará disponível a partir do próximo 21 de maio. Mesmo que quiséssemos que estivesse funcionando hoje mesmo, tenho que reconhecer que a tecnologia se mostra muito… Mas muito caprichosa, às vezes.

Para os que perguntam o porquê deste nome tão peculiar e diferente, o certo é que nascemos num décimo – quarto andar e num ano quatorze. Alem disso inclui o ípsilon que me acompanha por todos estes anos e o vocábulo “meio” com todas as suas conotações jornalísticas. Evitamos a apropriação do nome Cuba para usar em nossa rúbrica e em seu lugar escolhemos o mais universal dos códigos: os números.

Agora só falta que vocês gostem, gere polêmica e lhes brinde com informação. Obrigada antecipadamente!

Tradução por Humberto Sisley

