Como fazer um bom jornal ?

Nos tempos atuais em que os grandes meios de imprensa apenas conseguem sair da crise, muitos se perguntam: como fazer um bom jornal? A questão não inclui só o conteúdo a ser escolhido, mas também como conseguir que se torne rentável e o dilema entre o formato digital ou impresso em papel. Não existem formulas claras. Pequenos sítios web se erigem – em pouco tempo – como referência informativa, enquanto alguns colossos da notícia caem no vermelho e na perda de leitores. Ninguém sabe a ciência certa do rumo da imprensa do futuro.

Acostumados ao salto tecnológico e a queimar etapas, os cubanos, muito provavelmente, passaremos de uma imprensa oficial, monopólio de um único partido a uma multidão de meios que vão se esforçar para ganhar protagonismo. O dia em que a existência de jornais não governamentais estiver legalizada, numerosas publicações – hoje clandestinas – poderão ser lidas abertamente e até serem compradas no quiosque da esquina. Mesmo que ainda falte para este momento vale à pena ir-se preparando.

Se pudesse ressaltar uma característica imprescindível da imprensa, ao menos, elegeria a interação com os leitores. A relação estreita entre o redator da informação e o seu receptor é vital para que um jornal se aproxime das exigências da modernidade e da objetividade. Justamente nestes dias em que, em Havana, damos os últimos retoques num novo meio digital, ajudar-nos-ia muito escutar vossas opiniões. Sem vocês só se conseguiria um meio a mais que fala para si mesmo, efêmero e insignificante.

Desse modo volto à carga e lhes pergunto: Como fazer um bom jornal? Que temas sugerem a serem tratados em suas páginas? Que seções valeriam à pena serem incorporadas ao sítio? Como envolvermos vocês na elaboração do conteúdo? Com quais assinaturas imprescindíveis deveríamos contar? Algum modelo ou exemplo a seguir? E a grande interrogação: Pode-se fazer um jornalismo de qualidade em meio às atuais condições de Cuba?

As respostas podem ser deixadas nos comentários deste blog, no módulo de debate de Dontknow ou colocá-las na página “Contato”. Grata antecipadamente por ajudar a dar feições ao bebê antes do nascimento!

Tradução por Humberto Sisley

Anúncios