Apretaste! (classificados on line)

Página principal del sitio web Apretaste!

Tatiana quer vender um carrinho de bebê, Humberto está interessado nuns sapatos esportivos e a aposentada da esquina está leiloando uma escrivaninha de mogno. A troca, a compra  e venda individuais aliviam um pouco o desabastecimento dos mercados estatais. Desse modo que se tornou comum ver anúncios colados nos muros e paredes oferecendo uma casa para venda ou o serviço de alguém que conserta móvel. Os sítios e classificados na internet também comerciam de tudo que se possa imaginar, de uma antena parabólica ilegal até comida para pássaros.

Apesar da pouca conectividade os portais no estio craiglist tornam-se muito populares dentro da Ilha. Alguns deles desenvolveram estratégias para chegar aos leitores cubanos, como a distribuição de classificados por correio eletrônico. Tal é o caso do aplicativo Apretaste! Que oferece o serviço de envio e recebimento de informação por e-mail para usuários em nossa “Ilha dos desconectados”. Ganhador de um hackathon ocorrido em Miami em fevereiro passado o sítio tem muito potencial e exibe um desenho simples e leve.

Ao visitar a página de Apretaste! recordo uma frase que sempre repito quando encontro alguma dificuldade. “A criatividade é a capacidade de abrir uma janela quando a porta está fechada”, digo a mim mesma como um mantra em situações complicadas. Pois este portal de classificados é uma pequena e prometedora janela que se abriu no férreo muro da desconexão. Um sopro de ar fluiu através dela.

Espero que um dia Tatiana, Humberto e a aposentada da esquina não só possam usar as potencialidades de Apretaste! por meio do correio eletrônico, como também entrar em sua web, fazer um clic, colocar uma frase em seu fácil buscador e encontrar, desse modo, aquilo que tanto necessitam

Tradução por Humberto Sisley

Anúncios