Os dez Apps de Android mais populares em Cuba

android

Há um robot verde com antenas por todos os lados. Nos anúncios de reformadores de móveis, em simpáticas camisetas e até nos olhando dos pára-brisas de alguns automóveis.

Não somente o ícone do Android aparece em muitos lugares dentro de Cuba. O próprio sistema operacional do Google também teve sua popularidade aumentada durante o último ano. A criatura baseada em Linux vive em boa parte dos telefones inteligentes que entram no país, seja por via legal ou ilegal.

Se dermos uma olhada no conteúdo destes Smartphones, notaremos a prevalência de aplicações que rodam offline. Os usuário do pátio* preferem aquelas que funcionam sem acesso a Internet para aliviar as limitações de viverem na “Ilha dos desconectados”.

Os mapas de todo o país tem grande demanda, enciclopédias com imagens incluídas, tradutores para várias línguas, jogos de RPG e ferramentas para o cotidiano.

Depois de indagar entre vários usuários e oficinas de celulares, pode-se confirmar uma lista das dez aplicações mais populares do Android em Cuba:

*Wikidroyd: Uma versão da conhecida enciclopédia interativa Wikipedia que inclui imagens além dos textos. Funciona sem conexão a Internet mesmo que se deva baixar a base de dados pelo telefone. Apenas se pedindo ao técnico o mesmo incluirá a versão mais atualizada em espanhol com quase dois gigabites de tamanho.

*EtecsaDroyd: Cópia pirata da lista telefônica da empresa ETECSA. Inclui o nome completo, número da cédula de identidade e até o endereço particular de cada assinante. Mesmo que esta informação devesse estar bem guardada e não ser de uso público, a cada ano vaza e termina nos computadores e telefones de milhares de pessoas. Um exemplo a mais das coisas proibidas que tantos cubanos fazem.

*WiFi Hacker: Ferramenta para hackear redes WiFi e poder acessar a web sem custos. Pode parecer um pouco inútil num país onde há poucas conexões sem fio a Internet… Porém nunca se sabe.

*Revolico: uma versão não autorizada do famoso sítio de classificados Revolico.com. Com uma interface sensível esta app permite baixar os anúncios de compra e venda em diferentes categorias. Seu uso difundiu-se rapidamente dado o rápido crescimento do mercado.

*Go SMS Pro: Magnífica utilidade para mensagens e para administrar SMS e MMS. Muito melhor que o aplicativo original do Android para estes fins. Fundos claro, múltiplos temas para trocar a interface gráfica, corretor ortográfico e até uma simpática configuração de pop-ups que avisa a chegada de novas mensagens.

*Gestor de Arquivos ASTRO: Permite administrar os arquivos contidos no celular ou tablet. Para aqueles que gostam de procurar nas pastas e nos diretórios este aplicativo ajudará nessa tarefa. Apagar, copiar, renomear e encontrar certos arquivos se faz com poucos clics.

*Photo Studio: Recortar uma foto e aplicar-lhe um bom filtro de cores ou simplesmente retocá-la nunca havia sido tão fácil. Tem a opção de selecionar uma imagem de alta definição e reduzi-la até o tamanho que permita mandá-la por MMS (Multimedia Messaging System) porque em Cuba só aceita até por volta de 300 kilobytes por envio.

*OfficeSuite Pro: Para os que levam consigo o escritório por todo parte esta é uma magnífica ferramenta para: escrever, anotar e apontar essas idéias que nos aparecem nos lugares mais incríveis. Também permite criar e ler arquivos de Excel, Power Point e Adobe Reader.

*Linterna: Nos cinemas escuros onde faltam os lanterninhas ou nessas escadarias sem nenhuma lâmpada, algo tão importante como uma lanterna nos salvará de um tropeção. Com funcionalidades como esta se compreende que um telefone pode se comportar de um modo simples, porém imprescindível.

*OsmAnd: pertence a uma série de aplicações muito valorizadas por oferecer mapas offline. Também são encontrados: OruxMaps, City Maps 2Go, MapDroyd, Soviet Military Pro. Mesmo que o serviço de GPS por satélite não esteja disponível, a geo-localização funciona muito bem através da “triangulação das antenas” de telefonia móvel. Inclui mapas de rua muito detalhados das principais cidades cubanas, porém nas zonas rurais a descrição dos caminhos não é tão precisa. Num país com rodovias e ruas pessimamente sinalizadas… Esta ferramenta é quase milagrosa.

pantalla_android

*pátio: refere-se a Cuba como o pátio de um quartel.

Tradução por Humberto Sisley

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s