Ensinar com humor

Espabilao, la última entrega del equipo Quimbumbia

Tive uma longa discussão com um amigo sobre a genialidade, ou não, de certo personagem político. Ele insistia que poder repetir longos períodos de texto, recordar datas e nomes de figuras históricas era mostra do brilhantismo do supracitado. Mostrei-lhe, contudo, jamais o ter escutado fazer uma brincadeira ou ironia bem feita. Falta-lhe humor – rematei – e o humor é a evidência de que se tem nível intelectual elevado. Sempre acreditei que provocar um sorriso nos outros é coisa mais difícil do que gerar fanatismo numa multidão. Não só no caso de figuras públicas como também na educação. Ensinar de uma forma divertida pode ajudar a comunicar melhor com os estudantes. Tendemos a lembrar mais daquilo que aprendemos com diversão do que de forma mecanicamente exaustiva.

Esse é o caso dos conhecimentos sobre segurança em informática que nos chegam através do novo game Espabilao. O grupo de desenvolvedores cubanos Quimbumbia colocou a disposição dos moradores da Ilha este divertimento sumamente instrutivo. A história de Pix, um robot que deve proteger os dados pessoais que seu ingênuo dono, Ale, deixou pulverizado na Internet. As tarefas do protagonista são centradas na melhora da eficácia das senhas, detecção a tempo de sítios web que poderiam capturar informação privada e eliminar os riscos de navegação. Uma história feita com humor e picardia, mas também com anos de conhecimento acumulado por internautas, ativistas digitais e usuários do ciberespaço. Aprender com comicidade e desafios aparentemente lúdicos que deram origem, porém, a efeitos muito necessários e sérios.

Depois de conhecer o projeto Quimbumbia e sua última produção: Espabilao, agora tenho mais elementos para convencer meu amigo cético. – Vês – dir-lhe-ei agora – que nem a agudeza tem que ser sobriamente chata e nem a docência tão próxima do bocejo?  Ele provavelmente continuará com seus exemplos de oradores bombásticos e estadistas que esmagam com estatísticas. Contudo, eu prefiro o pensamento prático de Pix… Essa risada com que acompanha o que nos ensina e o deixa gravado indelevelmente em nossa memória. O humor, continuo pensando, é a mostra mais acabada do gênio humano… Por isso sabe tão mal aos medíocres e aos autoritários.

Tradução por Humberto Sisley

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s