Minhas palavras no Forum 2000

forum2000

Boa noite:

Há mais de uma década o livro de Vaclav Havel: “O poder dos sem poder” caiu em minhas mãos. Vinha embrulhado numa página do jornal oficial do meu país, o diário do Partido Comunista de Cuba. Embrulhar os livros era uma das tantas formas com que escondíamos das vistas dos informantes e policiais políticos os textos incômodos e proibidos pelo governo. Dessa forma lemos na clandestinidade as histórias dos acontecimentos relativos à queda do muro de Berlim, do fim da União Soviética, a transformação tcheca e todos os outros acontecimentos do Leste Europeu. Sabíamos de todas essas transições, algumas mais traumáticas, outras mais exitosas e muitos sonhávamos que a transição logo chegaria à nossa Ilha do Caribe, submetida por mais de cinco décadas ao totalitarismo. Porém as transições mais do que desejadas devem ser construídas. Os processos de mudança não chegam sozinhos, os cidadãos têm que provocá-los.

Hoje aqui estou justo na cidade onde nasceu Vaclav Havel, esse homem que sintetiza como poucos o espírito da transição. Estou, além disso, em frente a muitas pessoas que impulsionaram, fomentaram e personificaram o desejo de mudança de suas respectivas sociedades. Porque a busca de horizontes de maior liberdade é um componente essencial da natureza humana. Por isso tornam-se tão retorcidos e antinaturais esses regimes que tentam se perpetuar sobre seus povos, imobilizá-los e tirar-lhes o desejo de sonhar com um futuro melhor.

Na época que correspondeu a Vaclav Havel, a Lech Walesa e a tantos outros dissidentes dos regimes comunistas, foram efetivos os métodos de luta pacífica, sindical e até a criação artística se colocou em função da mudança. Agora a tecnologia também veio em nosso auxílio. Cada vez que utilizo um celular para denunciar uma prisão ou escrevo em meu blog sobre a difícil situação de tantas famílias cubanas, penso como estes artefatos de teclas e telas poderiam ter ajudado os ativistas de décadas anteriores. Quão longe poderiam chegar suas vozes e projetos se contassem com as redes sociais e todo o cyber espaço que hoje se abre ante nossos olhos. A WEB 2.0 tem sido, sem dúvida, um impulso para esse espírito de transição que mora no interior de todos nós.

Hoje está aqui no Forum 2000 uma pequena representação de ativistas cubanos. Depois de décadas de confinamento insular quando o regime de nosso país impedia muitos dissidentes, jornalistas independentes e blogueiros alternativos de viajar para o exterior conseguimos a pequena vitória de nos abrirem o fecho das fronteiras nacionais. É uma vitória limitada, incompleta porque, contudo, faltam muitas outras. A liberdade de associação, o respeito à opinião livre, a capacidade de elegermos quem nos represente e o fim desses atos de ódio chamados comícios de repúdio que ainda persistem nas ruas cubanas contra os que pensam diferente da ideologia do poder. Contudo muitos sentimos que Cuba está em transição. Uma transição que está ocorrendo do modo mais irreversível e pedagógico: do interior do individuo e na consciência de um povo.

Essa transição sofreu a influência de muitos de vocês. Muitos de vocês que chegaram à liberdade primeiro e tem comprovado que não é o final do caminho, mas sim que a liberdade traz novos problemas, novas responsabilidades e novos desafios. Vocês que em seus respectivos países mantiveram vivo o alento da mudança, inclusive colocando em risco seus nomes e suas vidas.

Como o espírito da transição contido naquele livro de Vaclav Havel, embrulhado – para disfarçá-lo – com as páginas do jornal mais imobilista e reacionário que possam imaginar. Como aquele livro, a transição pode ser proibida, censurada, ser qualificada quase como um palavrão, postergada e satanizada… Porém sempre chegará.

Tradução por Humberto Sisley

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s