Operação Verdade

Há anos que queria fazer certas perguntas para Eliécer Ávila. Desde que o escutei falar pela primeira vez ao se apresentar naquele janeiro de 2008 estive tentada a indagar sobre o que significava realmente ser um membro da Operação Verdade, qual o papel exercido por um soldado da web. Porém o tempo passou, os acontecimentos se amontoaram, as dificuldades se sucederam e só em agosto do ano passado pudemos ter uma conversação acerca do tema. O que me contou superou minhas expectativas e confirmou meus temores de que a batalha ideológica transladou-se em parte para o ciberespaço. Desse modo que todas aquelas teorias de trolls formados nos laboratórios da Segurança do Estado, hackers de verde-oliva e blogs criados com o único propósito de distrair a atenção foram corroboradas nesta entrevista.

Ligados no teclado e na tela e com um roteiro pré-estabelecido, nossos policiais dos kilobites deixam um rastro fácil de detectar. Sua principal estratégia não é rebater argumentos nem contrapor idéias, mas sim de denegrir e tentar desprestigiar o cidadão que emite uma crítica ao sistema. Em “matar o mensageiro” se resume a premissa daqueles que focam não o dito, mas sim quem o diz. Cada palavra que Eliécer me contou se encaixa de modo significativo em parte do que tem me ocorrido nestes seis últimos anos, desde que abri Geração Y. Às vezes pensei que eram delírios paranóides da minha mente – confesso – porém agora já não tenho dúvidas: as autoridades cubanas estão gastando milhares de horas na internet ao ano e recursos inimagináveis para agir contra cidadãos pacíficos que só damos nossa opinião.

Provavelmente estas linhas sejam lidas pelas novas milícias da Operação Verdade, desse modo quero aproveitar para lhes enviar a seguinte mensagem: “sei que estão aí, ou melhor, já não podem esconder que estão aí. O trabalho que realizam também é um labor repressivo, uma forma de coibir a liberdade dos cubanos. Ao invés de silenciar os outros, deveriam defender suas idéias com galhardia e não encobertos por pseudônimos e se aproveitando da superioridade tecnológica. Se realmente crêem no que proclamam não deveriam ter que apelar para métodos tão frágeis para fazê-lo valer. Não esmaguem, convençam. Não tratem de anular a diferença, aprendam – melhor ainda – a viver com ela”.

Tradução e administração do blog em língua portuguesa por Humberto Sisley de Souza Neto

ps: Desculpo-me pelas falhas sonoras que a entrevista tem, são resultado em boa medida da precariedade tecnológica da qual padecemos. De maneira que agradeço de antemão qualquer ajuda que possam me dar para “limpar” o áudio ou colocar subtítulos.

Anúncios

24 thoughts on “Operação Verdade

  1. .
    Bloguera cubana Yoani Sánchez inicia gira el 9 de marzo en México
    .
    .
    JUAN CARLOS CHAVEZ
    .
    Yoani Sánchez, la bloguera cubana que se ha convertido en uno de los símbolos mundiales de la lucha por la libertad de expresión, iniciará su agenda de viajes y presentaciones internacionales el próximo 9 de marzo. Lo hará en el estado mexicano de Puebla donde participará en un foro sobre la situación interna cubana y sus esfuerzos para romper la censura de las autoridades en la isla.
    .
    La actividad es parte del calendario de análisis y debates programados en la reunión semestral de la Sociedad Interamericana de Prensa (SIP).
    .
    Claudio Paolillo, director de la Comisión de Libertad de Prensa e Información de la SIP y el semanario uruguayo Búsqueda, confirmó la presencia de Sánchez en la reunión semestral del organismo hemisférico.
    .
    “Será la figura central del panel Cómo abrir desde adentro el cerrojo cubano”, indicó Paolillo.
    .
    En noviembre del 2012 Sánchez fue nombrada vicepresidenta regional por Cuba de su Comisión de Libertad de Prensa e Información, encargada de supervisar la libertad del quehacer periodístico.
    .
    A fines de enero Sánchez recibió su pasaporte en el marco de una nueva política de ajustes migratorios del gobierno de Raúl Castro. Los cambios entraron en vigor el 14 de enero. Hicieron a un lado severas restricciones a los viajes de los cubanos desde y hacia la isla, tales como el permiso de salida.
    .
    La nueva ley permite que las estadías en el extranjero se prolonguen hasta 24 meses con la posibilidad de extender ese plazo.
    (Continua)
    .
    .
    http://www.elnuevoherald.com/2013/02/14/1407409/bloguera-cubana-yoani-sanchez.html

  2. ESCÂNDALO, BAIXARIA, ILEGALIDADE – Embaixador cubano no Brasil promove conspirata com petistas para difamar dissidente e confessa que agentes do regime atuam ilegalmente por aqui; assessor de Gilberto Carvalho vai a reunião e depois viaja a Cuba para seminário sobre “ciberguerra”. Eis a casa da mãe Dilmona

    ler aqui: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/escandalo-baixaria-ilegalidade-embaixador-cubano-no-brasil-promove-conspirata-com-petistas-para-difamar-dissidente-e-confessa-que-agentes-do-regime-atuam-ilegalmente-por-aqui-assessor-de/

  3. .
    Li o conteúdo da reportagem do link abaixo da revista Veja.
    .
    Diz na reportagem: Cada um dos convidados recebeu um disquete contendo o material e uma recomendação: o dossiê tinha de circular na Internet, mas sem divulgar a origem das informações.
    .
    Não sei bem…, mas faz tempo que não mais tenho um microcomputador com leitor de disquetes…
    Espero que não tenham gravado o dossiê em um disquete de 5 1/4″…., porque vai ser muito difícil achar um leitor para disquete deste tamanho…. Talvez em algum museu da informática ainda possam ter um deles.
    Imagino que em Cuba, tal obsoleto leitor de disquetes, seja comum.
    .
    Mas.., quem acompanha este blog, já deve imaginar parte do conteúdo que o dossiê deve apresentar, uma vez que já foi aqui citado.
    .
    .
    Na verdade…, o blogueiro oficial da ditadura cubana o Yoandry ele fez algumas postagens sobre a vida íntima da Yoani e de seu marido que eu realmente não teria feito, se fosse seu desafeto. Fora outras postagens…
    .
    Ele debochou da Yoani ao postar no twitter sobre o falecimento da Dama de Branco Laura Pollán, que aconteceu no dia 14 de outubro. Ele fez uma postagem no twitter dois minutos antes da Yoani, quando comunicava o falecimento de Laura Polan.
    Desta forma ele deu a entender que estava sempre a frente dos outros.
    .
    Além do Yoandry ter postados fotos da Laura Polan sendo imprensada contra uma parede pela ação de uma brigada de defesa da revolução. Também teve as fotos do marido da Yoany apanhando das brigadas, também imprensado contra uma parede.
    .
    .
    As postagens do Yoandry são postagens feitas soba coordenação do serviço secreto cubano.
    É como se fosse por exemplo, um agente da CIA, postando na rede fatos íntimos e inventando teorias absurdas de conspiração, além de debochar dos outros pelo cargo que ocupa.
    .
    O Yoandry deve saber o número de vezes que é dado a descarga do vaso sanitário do apartamento da Yoani.
    Sim, pois ele é o máximo. Ele e seu grupo de “trabalho” são muito bons, mesmo.
    .
    Cuba deseja que o Partido dos Trabalhadores faça o mesmo no Brasil, vigiando os opositores e os difamando publicamente através de dossiês e da ação de mídia dita revolucionária.

  4. .
    Do twitter da Yoani.
    .
    .
    Debo agradecer a los consulados de #Mexico #Brasil #EUA #Peru y #RepublicaCheca que me atendieron con tanta amabilidad y rapidez 🙂

    .
    Quiero en este #viaje entrar a mi propio blog #GY interactuar con los comentaristas, que son como mi gran familia en el #ciberespacio
    .
    #MiViejoViaje que nunca me dejaron hacer y aquellas experiencias que me arrebato el #AbsurdoMigratorio Ahora es el momento! #Brasil
    .
    MiViejoViaje y mis amigos y colegas llamandome para desearme suerte y recordarme la enorme responsabilidad que contraemos al salir de #Cuba

  5. Seja bem-vinda ao Brasil guerreira Yoani Sanchez. Sua mensagem de liberdade cidadã precisa ecoar nas terras brasileiras para acordar uma parte considerável da população que está amortecida pelas ilusões passageiras do populismo demagógico de nossa esquerda festiva. Sua coragem e determinação são exemplos notáveis da mulher cubana que não se rende aos ditadores que usurparam a liberdade dos cubanos por mais de 52 anos. Vamos defender a passagem de Yoani no país dos agentes cubanos e brasileiros que têm ordem de vigiá-la 24 horas por dia.

  6. .
    Não imaginei que a ditadura cubana estivesse tão empenhada em criar fatos para denegrir a Yoani, uma vez que diversos dissidentes agora podem viajar e que ela seria apenas mais um integrante.
    .
    Considero agora de forma criminosa o atual governo cubano, uma vez que ele fracassou em dar ao povo cubano, tudo o que prometeu as décadas de 1970 e 1980.
    Era uma época de sonho e de promessas que não se cumpriram e que muitos cubanos e intelectuais brasileiros acreditaram.
    A justiça cubana faz o uso de julgamentos orais e não se tem na internet, nenhum texto sobre os julgamentos e sobre a publicação da pena aplicada a presos políticos e de consciência.
    .
    Toda a liderança cubana tem mais de 80 anos de idade e no passado foram considerados audazes, jovens e modernos.
    Já tiveram muito tempo para mostrar o que fizeram, sem se preocupar com a opinião de um ou outro cubano descontente.
    .
    .
    Yoani e a sujeira do governo cubano e de petistas – Carvalho emite nota oficial sobre espionagem e nada diz sobre agentes cubanos circulando ilegalmente no Brasil
    .
    .
    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/yoani-e-a-sujeira-do-governo-cubano-e-de-petistas-carvalho-emite-nota-oficial-sobre-espionagem-e-nada-diz-sobre-agentes-cubanos-circulando-ilegalmente-no-brasil/

  7. A canalhice do governo petista não tem limites. Infelizmente, o povo brasileiro continuará a eleger o bando aliado da ditadura cubana.

    domingo, 17 de fevereiro de 2013

    Brasil, paiseco bananeiro e bolivariano. Cuba e Venezuela cometem crimes aqui como se fosse seu quintal.

    Dias atrás, foi o embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Arveláiz que participou de um ato político em apoio ao chefe da quadrilha do mensalão, o condenado a mais de 10 anos de cadeia, José Dirceu. E que reafirmou que continuará apoiando, sem que as autoridades brasileiras exijam um mínimo de decoro diplomático do bolivariano.

    A oposição no Congresso cobra explicações de integrantes do primeiro escalão do governo federal sobre um suposto plano de espionagem e pedido de divulgação de um dossiê contra a blogueira cubana Yoani Sánchez, que chega esta semana ao Brasil para lançar uma coletânea de textos próprios.

    O dossiê foi distribuído numa reunião na Embaixada de Cuba no Brasil a militantes de esquerda, entre eles do PT e do PC do B, segundo a revista “Veja” publicou ontem. De acordo com a reportagem, no encontro também foi anunciado, sem detalhes, que está em curso um plano para monitorar a blogueira. A Secretaria-Geral da Presidência disse que irá apurar as denúncias. Durante anos, Yoani foi impedida de sair da ilha comunista, onde é acusada de trair os princípios revolucionários do governo dos irmãos Castro, Fidel e Raúl.

    “Essa prática de dossiê é muito conhecida entre os petistas. Há uma organização a serviço da difamação alheia, em especial na internet”, afirmou o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), que diz não ter se surpreendido com a possibilidade de Cuba e Brasil estarem tramando um plano para desmoralizar a blogueira. O senador afirmou que apresentará amanhã um requerimento para convocar ao Senado para dar explicações os ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores) e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) e convidar o embaixador cubano no Brasil, Carlos Rodríguez. “Trata-se de uma afronta à Convenção de Viena, que não permite atuação política de embaixadores estrangeiros em território nacional. É uma conspiração cubana no Brasil com a participação do governo brasileiro, já que tem funcionários envolvidos”, afirma o senador.

    De acordo com a reportagem, um dos participantes da reunião com o embaixador Rodríguez foi um funcionário da Secretaria-Geral da Presidência, comandada por Gilberto Carvalho, que foi chefe de gabinete nos dois mandatos do ex-presidente Lula. Ricardo Poppi Martins é subordinado a Carvalho e coordena novas mídias. A Secretaria-Geral confirmou ontem que Poppi esteve na embaixada de Cuba em 6 de fevereiro, mas para tratar de uma viagem que faria a Havana, onde participaria de um encontro internacional de redes sociais.

    A secretaria ressaltou que não autorizou nenhum servidor a tratar da visita da blogueira ao Brasil e que não foi informada de uma reunião nos termos relatados pela revista “Veja”. Segundo o órgão, “a suposta participação do servidor Ricardo Augusto Poppi Martins será devidamente apurada quando de seu retorno ao Brasil”. A Folha não conseguiu contato na embaixada cubana, e o secretário de relações internacionais do PC do B, Ricardo Melo, não ligou de volta até a conclusão da edição Em 2007, o governo Lula foi criticado por devolver a Cuba dois boxeadores do país. (Folha de São Paulo)

    Postado por O EDITOR- Coturno Noturno

  8. Yoani,

    Aproveite sua estada no Brasil e faça umas visitas em algumas favelas e verá que o que cercea a liberdade aqui é a ditadura econômica e a ditadura da alta concentração de renda.
    Veja as coisas com seus próprios olhos, sai do circuito turístico e dos shoppings centers Não deixe que bajuladores e puxa sacos só lhe mostre o lado cor de Rosa da vida.
    Faça isso em todos os países que visitar saia do circuito turístico e veja as coisas com seus próprios olhos não com os olhos dos outros, ande a esmo e em lugares fora do circuito turístico.
    Aqui teoricamente você tem liberdade para ir e vir mas não é bem assim sem dinheiro você não entra em muitos lugares….
    Neste País há quarenta milhões de pessoas na miséria que não consegue fazer uma refeição decente uma vez por dia.

  9. É gravíssimo o que a Embaixada de Cuba está fazendo em território brasileiro. Mas não é novidade, já que há mais de meio século os castristas metem o bedelho em dezenas de países onde não foram chamados. O que vai fazer a diferença para nós, brasileiros, é a MANEIRA de como Dilma irá se colocar. Se vai averiguar estes graves fatos ou se vai silenciar. Ela por diversas vezes teve uma postura ética, na contramão de gente abjeta como Zédirceu, que ainda pensa que manda. Ou do Lulaluf, que nunca sabe de nada. Vamos ver o que ela fará, pois, como Yoaní, é uma mulher que já sofreu a repressão na carne e sabe o valor da liberdade.

    Yoaní é mais que bem-vinda em nossa terra. Nossa casa, Yoaní, é a sua casa.
    Só queria saber quando e onde ela estará em SP. Gostaria de vê-la ao vivo!
    Viva Yoaní!
    Viva Cuba libre!

  10. Blogueira cubana é recebida com protesto no Recife

    Publicidade

    BRUNO BASTOS
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NO RECIFE

    Atualizado às 08h01.

    A blogueira e ativista política cubana Yoani Sánchez foi recebida com protesto por um grupo de cerca de 20 pessoas no aeroporto internacional de Recife, na madrugada desta segunda-feira.

    No Brasil, Yoani usa tablet pela primeira vez e elogia “conexão rápida”
    Yoani diz estar acostumada a calúnias e espionagens

    Yoani desembarcou por volta da 0h30 no portão norte do aeroporto e foi seguida pelo grupo até o portão sul. No caminho, os manifestantes leram uma carta aberta na qual diziam que o blog dela é um meio de desinformação e que faz uma campanha anti-Cuba. Eles também jogaram dólares falsos na direção da blogueira.

    O protesto não aborreceu a blogueira que disse que gostaria muito que em seu país as pessoas pudessem fazer o mesmo. “Foi um banho de democracia e pluralidade, estou muito feliz e queria que em meu país pudéssemos expressar opiniões e propostas diferentes com esta liberdade”, disse.

    No aeroporto, Yoani também foi recebida por Dado Galvão, diretor do documentário “Conexão Cuba Honduras”, no qual é entrevistada, e cerca de dez pessoas, entre elas, o blogueiro cubano George Hernandez Fonseca, que vive no Pará.

    A visita é a primeira de uma série viagens que começa pelo Brasil e a levará também a República Tcheca, Espanha, México, Estados Unidos, Holanda, Alemanha, Peru entre outros. Nos últimos cinco anos, Yoani havia recebido mais de 20 recusas para poder viajar ao exterior.

  11. Minha cara não dê atenção a esses hipócritas aqui no Brasil que endeusam Fidel, são todos capachos do PT e seguem o grande lider cego, surdo e mudo Lula da Silva. Um grande jornalista um dia disse “O mundo seria melhor se os homens de bem tivessem a ousadia dos canalhas”. Aí ta o que eu quero expressar, esses patifes deveriam morar em Cuba.

  12. Yoani chega ao Brasil e é hostilizada por gorilas ideológicos pró-ditadura; assessor de Carvalho que participou de conspirata contra blogueira volta ao país

    Yoani Sánchez, ao lado do cineasta Dado Galvão, chega ao Brasil: militantes pró-ditadura no encalço (Edmar Melo/EFE)

    A blogueira Yoani Sánchez desembarcou na madrugada desta segunda no Aeroporto Internacional Guararapes, no Recife. Um bando de gorilas ideológicos — é só metáfora; não pretendo ofender os bichos — resolveu hostilizá-la. Pertencem ao “Fórum de Entidades de Solidariedade a Cuba” e gritavam “Fora, Yoani”, acusando-a de ser agente da CIA. Um dos delinquentes tentou esfregar notas de dólares em seu rosto. A súcia cumpria as ordens do embaixador cubano no Brasil, Carlos Zamora Rodríguez, conforme relata reportagem de VEJA desta semana.

    Quem também deve chegar hoje ao país é Augusto Poppi Martins, um dos coordenadores da Secretaria-Geral da Presidência. É auxiliar direito do ministro Gilberto Carvalho. Poppi esteve presente à reunião havida na embaixada de Cuba em que se organizou uma tramoia para desqualificar Yoani. O rapaz saiu de lá levando um disquete com um dossiê contra a cubana. Uma de suas especialidades é justamente a guerra na Internet. Poppi estava fora do Brasil porque participava de um seminário sobre o tema. Onde? Ora, em Cuba! Na reunião havida na embaixada, Rodríguez afirmou ainda que agentes cubanos estarão no encalço da blogueira enquanto ela estiver no Brasil. Tanto a reunião como a perseguição são ilegais. Trata-se de uma ofensa à soberania brasileira.

    Vamos ver o que o que dirá a Secretaria-Geral da Presidência. As oposições já se mobilizaram para cobrar explicações do governo. Leiam texto sobre a chegada de Yoani publicado na VEJA.com.
    *
    Após cinco anos e 20 negativas do regime cubano de viajar para o exterior, a dissidente, jornalista e blogueira Yoani Sánchez chegou na madrugada desta segunda-feira ao Brasil, primeira parada de uma viagem de 80 dias que a levará a uma dezena de países da América e da Europa.

    Depois de pegar um voo na Cidade do Panamá, Yaoni, de 37 anos, desembarcou no Aeroporto Internacional Guararapes, no Recife, onde foi recebida por amigos e pelo diretor Dado Galvão, que convidou a cubana para vir ao Brasil participar da exibição do documentário Conexão Cuba-Honduras na noite desta segunda, em Feira de Santana (BA). Yoani é uma das entrevistadas do filme, que trata da falta de liberdade de expressão nos dois países.

    Acostumada a enfrentar a perseguição do regime comunista em seu país natal, onde já foi presa e torturada por escrever sobre as dificuldades do povo cubano provocadas pela ditadura dos irmãos Fidel e Raúl Castro, Yoani Sanchéz foi surpreendida no aeroporto por um protesto de um pequeno grupo de militantes em defesa da ditadura castrista e contra sua presença no Brasil.

    No saguão, a militância do chamado “Fórum de Entidades de Solidariedade a Cuba” recebeu a blogueira com gritos de “Fora Yoani” e a acusou de ser agente da CIA, o serviço de inteligência dos Estados Unidos. Em um ato grosseiro, um integrante do grupo tentou esfregar notas falsas de dólar no rosto da cubana, que reagiu de modo a valorizar a liberdade de expressão inexistente em Cuba: “Isso é a democracia. Queria que em meu país pudéssemos expressar opiniões e propostas diferentes com esta liberdade”.

    Nos sete dias em que ficará no Brasil, no entanto, Yoani Sanchéz não está livre das perseguições do regime cubano, como revela reportagem de VEJA desta semana. O governo de Havana escalou um grupo de agentes para vigiá-la e recrutou outro com a missão de desqualificar a ativista por meio de um dossiê com características patéticas – o documento a acusa de ir à praia em Cuba, tomar cerveja e aceitar premiações internacionais concedidas a defensores dos direitos humanos. O plano para espionar e constranger Yoani Sánchez foi elaborado pelo governo cubano, mas será executado com o conhecimento e o apoio do PT, de militantes do partido e de pelo menos um funcionário da Presidência da República.

    Turnê
    Do Recife, Yaoni seguirá inicialmente em avião para Salvador e, de lá, irá de carro até Feira de Santana, cidade de 557.000 habitantes, a 116 quilômetros da capital baiana. A viagem da blogueira, uma das vozes mais críticas da ilha, foi possível devido à reforma migratória vigente desde o dia 14 de janeiro em Cuba.

    No ano passado Yaoni tentou visitar o Brasil para participar da apresentação do documentário e, apesar de receber o visto de entrada brasileiro, as autoridades cubanas voltaram a negar-lhe a permissão de saída. A blogueira terá no Brasil uma intensa agenda que inclui sua participação em conferências e debates sobre liberdade de expressão e direitos humanos, e também vai divulgar o livro De Cuba, com Carinho, uma coletânea de seus textos sobre o triste cotidiano do povo cubano.

    Na quarta-feira ela fará turismo em Salvador e depois virá a São Paulo, onde tem atividades até sábado. A viagem de Yaoni Sanchéz pelo mundo também inclui México, Peru, Estados Unidos, República Tcheca, Alemanha, Suécia, Suíça, Itália e Espanha, onde entre outros eventos participará na cidade de Burgos de um congresso sobre internet entre 6 e 8 de março.
    Por Reinaldo Azevedo -18/02/2013

  13. Ilustre visitante ao meu país, Brasil, seja bem-vinda. É um prazer e honra recebê-la.
    A maioria do povo brasileiro espera por uma Cuba livre onde o estado democrático do direito impere. É difícil para o brasileiro comum entender os horrores a que o povo é cubano é submetido (a maioria nem deve saber saber que é submetida a este estado de horror, difícil de ser entendido por um brasileiro comum.). Desejo que em breve esteja vivendo em uma Cuba livre, com uma democracia verdadeira, onde todos tenham seus direitos respeitados, a liberdade de ir e vir, de imprensa, de protestar, sejam respeitados, onde o poder seja das leis e não das autoridades. Gostaria que meu país e governo fizesse mais para ajudá-los, mas tenha certeza, o povo brasileiro é a favor da liberdade do povo cubano. O dia que o povo cubano conseguir livrar-se desta ditadura familiar sanguinária será uma festa para os amantes da democracia e da liberdade.
    BEM-VINDA AO BRASIL. É UM ORGULHO RECEPCIONÁ-LA.

  14. Se a Yoani ficar com saudades dos assassinos castros basta dar uma olhada na corja de raPTos que governa o Brasil! Nossos raPTos são muito mais corruPTos que a nomenklatura cubana e muitos deles tem as mãos mais sujas de sangue que os carrascos que lambem as botas do fidel!

  15. Minha cara não dê atenção a esses hipócritas aqui no Brasil que endeusam Fidel, são todos capachos do PT e seguem o grande lider cego, surdo e mudo Lula da Silva. Um grande jornalista um dia disse “O mundo seria melhor se os homens de bem tivessem a ousadia dos canalhas”. Aí ta o que eu quero expressar, esses patifes deveriam morar em Cuba.

    De novo eu vos escrevo e te peço, mude de provedor.

  16. Yoana,
    Parabens pela coragem, pelo espirito de liberdade e pela ousadia de afrontar ditadores. Quero expressar minha admiraçao e pedir desculpas pelos idiotas vendidos que estavam fazendo manifestaçoes contra voce. Certamente eles fazem parte de uma minoria, mal informada e paga, para realizar este tipo de baderna.

  17. Yoana,

    Fique certa que o “alinhamento” do Gov. Brasileiro com os irmãos Castro não significa a opinião da maioria do povo brasileiro que luta para criar seus filhos, para ter sáude e educação e que paga alguns dos impostos mais altos do mundo. Nossa relativa liberdade, cerceada pelos desmandos e ilegalidades frequentemente cometidas pelos que detêm o poder, custa caro, mas vale a pena! Parabéns por sua coragem e lute sempre por seus ideais.

  18. Yoani,
    la libertad es una ilusión. Poder decir todo que se quiere no es lo mismo que tener una verdadera opinion sur las questiones se pasan en el país. En verdad, parece que cuando podemos decir todo, otra forma de dictadura se impone en el país: la alienación. Creo que tengas la exata noción do que te hablo. Aqui en nuestro país, ahora, solo hay los que tienen odio al gobierno e aquellos que creen que este es un gobierno perfecto. Los dos lados miran la situación solamente con el vies del odio o de pasión.
    Creo que la libertad llegara en Cuba y con ella también vienen externalidades positivas y negativas. Soy amante da libertad, pero me preocupo con la situacion do Brasil. Hay un gobierno populista y una oposición destrutiva y un pueblo alienado, que trata las questiones del país como se fuera un juego de fútbol.
    Espero que que nuestro pueblo comprenda mejor tu posición, y que puedas volver muchas veces más al nuestro país.
    Todos que lucham por la libertad merecen respeto.

    salut,

  19. Yoani,
    Não desista! E por favor não acredite que essa minoria que vem “protestando” e um sinal de democracia. Isso não e verdade uma vez que eles não tem noção do porque estão ali. Trata-se, apenas, de uma classe criada no Brasil, pelos atuais dirigentes, que são e preferem continuar ignorantes, apenas esperando ser alimentados em troca de uma fidelidade débil e cega. A política do pão e circo aqui impera e a ditadura velada corre solta, sem pudores ou intenção de um dia acabar.
    Gostaria que aqui, em meu pais, houvesse pessoas como voce, com coragem e persistência para lutar contra essa situação. Alias, eu gostaria de ser uma delas.
    Por isso não desista dessa luta. Voce tem toda a minha admiração.

  20. Seja bem-vinda ao Brasil. O radicalismo expressado por tão pouca gente contra seu direito inalienável de expressão não representa, nem de longe, a opinião da maioria dos brasileiros. Portanto, esteja à vontade para expor o que quiser.

  21. Obrigado, Yoani, pela tua demonstração de paciente tolerância ante tanta difamação e agressivas manifestações e pela oportunidade de desmascarar esses castradores da liberdade, esses pseudo-intelectuais. . VIVEMOS NO BRASIL UMA DITATURA MAL DISFARÇADA PELOS PTralhas. cadê os defensores dos direitos humanos que não apareceram para te defender? Tudo é hipocrisia destes nossos governantes. Teu semblante reflete a sinceridade da tua mensagem; o mesmo, não é possível dizer dos teus agressores.Admiro sua coragem e determinação.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s