O paciente

la-conversacion

Ligo a televisão e vejo uma mulher parindo em frente à câmera em algum hospital do interior do país; a voz da locutora explica as taxas de nascimentos de 2012. Eu me pergunto se pediram permissão a essa mãe para filmá-la durante o parto. A resposta mais provável é não. Dez minutos depois um amigo me visita e me entrega, para ler, um artigo onde o advogado de Alan Gross protesta porque o governo cubano revelou, publicamente, o histórico médico de seu cliente. O tema me faz recordar aquela cena em que uma câmera oculta num hospital gravava a mãe de Orlando Zapata Tamayo conversando com o médico sem saber que estava sendo gravada. A filmagem foi mostrada no horário nobre para que milhões de telespectadores a vissem, sem contar com a autorização – é claro – da sofrida senhora que acabava de perder seu filho.

A saga não ficou por aí. Em setembro passado a diretora de uma policlínica explicava os sintomas de uma dissidente que se sentiu mal enquanto realizava um jejum. Todos os detalhes foram ditos sem o menor rubor, apesar de estar vulnerando a privacidade de uma paciente e violando deste modo o juramento hipocrático quando disse: “guardarei silêncio sobre tudo aquilo que em minha profissão, ou fora dela, ouça ou veja na vida dos homens”. Eu mesma resolvi há mais de três anos não voltar a sequer pisar num consultório médico, depois que a atemorizada médica que me atendeu foi obrigada a dar declarações a oficiais. Decidi – por conta e risco – arcar com minha saúde e minha intimidade. Ainda hoje cada vez que penso numa consulta hospitalar é como se me visse num cenário com luzes e câmeras… E um grande público olhando meu interior, minhas vísceras.

Agora os meios oficiais, que têm utilizado a intrusão nos arquivos médicos como ferramenta ideológica, defendem o secretismo sobre o estado de saúde de Hugo Chávez. Na televisão, onde temos visto tantos ataques à privacidade dos pacientes, são chamados de mórbidos os que atualmente exigem informação sobre o presidente venezuelano. Esquecem que justamente eles têm acostumado a audiência a bisbilhotar os históricos médicos como se fosse algo aceitável eticamente. E todas aquelas pessoas vulneradas em sua privacidade pela imprensa nacional não mereciam respeito também? E todos esses médicos e instituições médicas que faltaram com seus princípios mais sagrados? Serão penalizados agora que a indiscrição médica deixou de se politicamente correta?

Tradução e administração do blog em língua portuguesa por Humberto Sisley de Souza Neto

Anúncios

12 thoughts on “O paciente

  1. .
    Realmente bastante interessante esta postagem da Yoani.
    .
    A ditadura militar cubana sempre exibe na TV conversas telefônicas e filmagens as escondidas de dissidentes.
    .
    Muitas pessoas detidas afirmam serem obrigadas a se despir e que são fotografadas. A mãe de Orlando Zapata Tamayo disse que isso aconteceu com ela.
    .
    Agora no caso do Hugo Chavez, que faz um mês que foi operado e que pouco foi divulgado sobre a operação que foi submetido.
    .
    Também nunca se divulga nenhuma informação dos familiares dos irmãos Castros.
    Eles não gostam de terem sua intimidade revelada, mas por mais de cinco décadas violam a privacidade do povo cubano.
    .
    Também nunca foi divulgado os problemas de saúde de Fidel Castro e ele que ocupa os principais cargos da nação, junto com o seu irmão.
    .
    Os médicos cubanos realmente colocam a ideologia acima dos interesses de seus pacientes.
    E é este tipo de gente que desejam trazer ao Brasil.

  2. .
    Do twitter da Yoani.
    .
    El revés que se avecina un texto de Miriam Celaya sobre #HugoChavez y #Cuba http://www.diariodecuba.com/cuba/14811-el-reves-que-se-avecina
    .
    .
    Trata-se de uma análise da atual conjuntura política, econômica e social de Cuba, feita por uma blogueira que reside em Havana.
    .
    De toda a análise dela, ela acredita que o chavismo deverá desaparecer.
    Eu acredito que devido a forte carga ideológica, o chavismo talvez venha a permanecer, assim como aconteceu com o peronismo.
    .
    Ela escreve no final de seu artigo: Durante los últimos 54 años la castrocracia solo ha marcado reveses en la vida nacional. Es tiempo de que los cubanos optemos por definir y alcanzar nuestras propias victorias.

  3. ESTO ES LO ULTIMO QUE ESTA CORRIENDO EN INTERNET SOBRE EL PRESIDENTE HUGO RAFEL CHAVEZ FRIAS. EL PRESIDENTE DE LA JUNTA PATRIOTICA SOLICITÓ EL TRASLADO DE UNA COMISIÓN DEL CICPC PARA VERIFICAR LA DATA DE MUERTE DEL PRESIDENTE HUGO CHÁVEZ EN CUBA

    Ciudadana
    Abogada Luisa Ortega Díaz
    FISCALA GENERAL DE LA REPÚBLICA
    Su Despacho.-

    Me dirijo a usted en la oportunidad de presentar formal solicitud de Investigación Penal sobre los siguientes hechos:

    He recibido una comunicación (vía Correo Electrónico), cuyo facsímil adjunto a la presente marcado con la Letra “A”, proveniente de la ciudad de La Habana, capital de la República de Cuba donde se nos informa lo siguiente:

    “Redacción de la Prensa Independiente en Cuba

    El Presidente de Venezuela Hugo Chávez, falleció en esta ciudad el pasado mes de Diciembre y se encuentra embalsamado. El gobierno de Cuba encabezado por Raúl Castro se reunió con el vicepresidente de Venezuela Nicolás Maduro y el Presidente de la Asamblea Nacional Diosdado Cabello donde se presume pactaron ocultar esta grave situación como es la de no informar el fallecimiento del Presidente de Venezuela en el Hospital Cimeq, cuyo plantilla de personal fue sacado del mismo y los mantienen en sus casas en una especie de arresto e incomunicados para evitar la infiltración de información.”

    Por lo anteriormente expuesto solicito a usted, ordene el traslado de una Comisión del Cuerpo de Investigaciones Penales Científicas, Penales y Criminalísticas (CICPC), a la República de Cuba, a los fines de:
    1.- Verificar el fallecimiento del ciudadano HUGO RAFAEL CHÁVEZ FRÍAS.
    2.- Recabar los elementos de convicción referentes a la causa de la muerte de la persona que en vida se llamara HUGO RAFAEL CHÁVEZ FRÍAS, quien ejercía el cargo de Presidente Constitucional de la República.

    Esta solicitud de Investigación Penal se encuentra fundamentada en el Ocultamiento del cadáver de la persona que ostentaba el cargo de Presidente de la República Bolivariana de Venezuela, y siendo que en esta situación han participado el ciudadano Nicolás Maduro Moros, Vicepresidente Ejecutivo de la República y Diosdado Cabello, Presidente de la Asamblea Nacional, podrían los mismos estar incursos en el delito establecido en el artículo 317 del Código Penal vigente, el cual no se encuentra prescrito.

    Es Justicia

    Israel Álvarez de Armas
    Presidente de la Junta Patriótica de
    Cumplimiento de la Constitución

    http://migre.me/cMUOB

  4. .
    Do twitter da Yoani.
    .
    .
    #Cuba Bandeja con #Cloro contra #Colera en terminal La Coubre VIA @Willysincensura http://twitpic.com/buped3
    .
    .
    É sobre a prevenção da cólera em alguns bairros de Havana.
    Mas como o ambiente é rebelde e revolucionário, ninguém sabe nada sobre coisa alguma.
    .
    Quando a cólera apareceu no Brasil, médicos cubanos previam que milhões de brasileiros seriam vítimas da cólera.
    Mas eles não estavam ao par das nossas medidas de higiene e de tratamento de água para consumo humano.
    Por isso a cólera não teve toda a amplitude que se imaginava acontecer.

  5. Cuba, curiosamente, está se tornando um grande túmulo. É lá que Chávez está morrendo ou já morreu, é lá que os irmãos ditadores Castro Rús morrerão em breve por pura velhice, e é lá que o último regime comunista do ocidente morre lenta mas inexoravelmente. É a autoimplosão de uma cinzenta página da história humana. E os mosquitos menores que pululam ao redor dessa lâmpada que se apaga irão em breve morrer politicamente. O povo argentino já está perdendo a paciência com a demente Cristina, o povo boliviano já está perdendo a paciência com o demente Evo, a presidente Dilma prudentemente já está perdendo a paciência com o demente Lula, mesmo sem demonstrar. Ares novos estão varrendo as Américas.
    Viva Yoaní!
    Viva Cuba libre!

  6. .
    La Seguridad del Estado sugiere bloquear decenas de páginas web que critican al régimen
    .
    .
    Sería la represalia por la decisión de Twitter de cerrar más de 900 cuentas cubanas acusadas de difundir spam.
    .
    La Seguridad del Estado ha sugerido a través de su cuenta en Twitter que el Ministerio de la Informática y las Comunicaciones (MIC) bloquee al acceso a decenas de sitios en internet críticos del régimen, como represalia por la decisión de la red social de cerrar más de 900 cuentas cubanas por acusaciones de spam (mensajes basura).
    .
    Entre los sitios que el MIC podría bloquear estarían DIARIO DE CUBA, los diarios El Nuevo Herald y ABC, la página en internet de la BBC y los blogs Generación Y (de Yoani Sánchez) y Café Fuerte, entre otros, según la Seguridad.
    .
    Medios y blogueros oficiales de la Isla se quejaron esta semana el cierre de las cuentas cubanas en Twitter y lo describieron como un intento de silenciar una iniciativa para celebrar el aniversario 54 de la llamada “Caravana de la Victoria”, que culminó con la entrada de Fidel Castro y sus hombres a La Habana el 8 de enero de 1959.
    .
    La versión oficial dice que la campaña en la red social fue ideada por los Joven Club de Computación y Electrónica (JCCE), una red perteneciente al MIC que brinda acceso a internet, aunque bajo estricta vigilancia del régimen.
    .
    (…)
    .
    Los funcionarios dijeron que la campaña, realizada bajo el hashtag #caravana54, llegó a convertirse en Trending Topic en Twitter antes de que la red social cerrara las cuentas, el pasado 8 de enero.
    .
    (Continua)
    .
    .
    A ditadura cubana ordenou e os internautas cubanos da polícia política, imundaram de spam o twitter, com uma rashtag que enaltece a entrada de Fidel na cidade de Havana, que aconteceu em 8 de janeiro de 1959.
    .
    Meio difícil de acreditar que em uma ilha a onde não exista disponível serviço de internet, existe no twitter tanta gente ainda idolatrando o Fidel, em meio a uma brutal crise econômica que já dura a anos.
    .
    .
    http://www.diariodecuba.com/cuba/14841-la-seguridad-del-estado-sugiere-bloquear-decenas-de-paginas-web-que-critican-al-regimen

  7. .
    Parece que tem cólera na cidade de Havana, capital de Cuba…
    .
    .
    El cólera inconfesable de Miriam Celaya.
    .
    .

    Destaco o seguinte trecho:
    .
    Sin embargo, pese a que el cólera llegó a la capital desde muchas semanas atrás, los informes finales del años 2012 destacaban por su triunfalismo en referencia a los estándares de salud. También la presidenta de la Organización Mundial de la Salud tuvo palabras de encomio para el sistema médico cubano y sus fabulosos avances.
    .
    Traduzindo:
    No entanto, apesar de a cólera ter chegado à capital a muitas semanas atrás, relatórios feitos nos finais de 2012 destacavam com triunfalismo, em referência aos padrões de saúde. Também a presidente da Organização Mundial de Saúde teve palavras de elogio, para o sistema médico cubano e seu fabuloso progresso.
    .
    http://www.desdecuba.com/sin_evasion/?p=2237

  8. .
    Apesar de nova lei, viajar ainda é sonho distante para muitos em Cuba
    .
    Sarah Rainsford
    Da BBC News em Havana
    .
    .
    Do site da BBC, uma extensa análise em português, da nova lei que flexibiliza os trâmites de saída e entrada de Cuba.
    .
    Destacaria o seguinte parágrafo da matéria.
    .
    O governo, que costumava chamar aqueles que deixavam Cuba de “vermes” e traidores, agora se refere a eles simplesmente como migrantes econômicos.
    .
    Uma interessante mudança de caráter ideológico.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s