Doze mais um

trece1

A Cabala, o número que não se menciona, a superstição com as cifras, a calamidade que poderia chegar só de se pronunciar cinco letras. Recordo que quando fiz treze anos muitas piadas na escola giravam em torno do mesmo. Que idade tens? Os estudantes de nível superior perguntavam para gozarem do meu embaraço ao responder. Tinha que responder com “doze mais um” ou com “quinze menos dois”, porque se dissesse aqueles dígitos malditos uma onda de risadas caía em cima de mim. Também podia vir um peteleco e o grito de “Se toca!” que, contudo, ainda hoje, não sei muito bem o que significava naquele contexto. De modo que cresci supondo que os treze não só traziam má sorte como também escárnio, zombaria e injúria.

Quando fui viver com Ronaldo pensei: “Que alívio! Pelo “menos mora no décimo – quarto andar e não no debaixo”. Imaginem se a cada vez que dissesse meu endereço gritassem para mim aquele “Se toca” sarcástico da minha adolescência. Os rubores não me afetariam. Anos depois o prognóstico médico dizia que meu filho nasceria em 13 de agosto de 1995, porém – por sorte – a natureza antecipou o momento e nos livrou daquela “data sombria”. E assim, passando ao largo e evitando, algumas vezes deixando de pronunciar e usando as somas e as diminuições em outras, evitei a sombra supersticiosa do “dez mais três”. Como eu muitos outros tem feito o mesmo, às vezes mais por precaução que por crença real em sua má estrela. Agora, porém, vem uma dura prova para todos: o ano de 2013 que está a ponto de começar.

Tenho a impressão de que para os cubanos os próximos doze meses não serão de nenhuma fatalidade. Desde agora posso prever que estarão cheios de instantes de mudanças e de grandes momentos. Muito do país que conhecemos se transformará, para bem e um pouco para o mal; novos nomes chegarão ao cenário nacional e outros serão finalmente inscritos no mármore de uma lápide. Uma era terminará desta vez dando razão aos mayas. Porém tudo isso depende, quase que em primeiro lugar, de como nós cidadãos manejaremos os desafios que vão se nos apresentar, de quanto conscientes estaremos de que vivemos um ponto importante da nossa história. Desde já estou me preparando e repito como um mantra: treze, treze, treze, treze, treze…

· A todos meus amigos, colegas, blogueiros, jornalistas de todas as partes do mundo, leitores dos meus textos, comentaristas que tem tornado seu este blog, tradutores que de modo voluntário o levam a tantas línguas, a quem com sua crítica acertada ou com sua diatribe ácida tem me ajudado a ser uma pessoa melhor, a todos eles, desejo-lhes felizes festas e um belo ano novo.

Tradução e administração do blog em língua portuguesa por Humberto Sisley de Souza Neto

Anúncios

11 thoughts on “Doze mais um

  1. .
    Na imagem aparecem a localização de cinco hotéis localizados na ilha Cayo Coco.
    .
    .
    Pelo mapa são eles:
    .
    Hotel Blau Colonial.
    Hotel Trip Cayo Coco.
    Hotel Iberostar Mojito (antigo hotel NH Krystal Laguna).
    Hotel Sol cayo Coco.
    Hotel Melya Cayo Coco.
    E um resort francês abandonado.
    .
    .
    http://wikimapia.org/#lat=22.5367078&lon=-78.3598224&z=14&l=9&m=b
    .
    .
    Pode-se fazer um zoom nas imagens girando a rodinha do mouse.
    E se pode constatar que estes empreendimentos são como grandes quarteirões, com inúmeras edificações dispostas sobre o lote, de forma artística.
    .
    São grandes complexos e acho estranho que não existe nenhum povoado nas redondezas e não sei onde residem os funcionários deste hotéis.
    Os hóspedes devem apenas ficar sempre nas dependências dos hotéis e acredito que lá devam existir mini-shoppings.
    .
    Quanto ao mais famoso local de férias de Cuba, Varadero, o esquema é o mesmo, porém em dimensões bem maiores.
    .
    Na internet existem filmes promocionais destes hotéis, além de fotos dos quartos e de suas dependências.
    São hotéis estilo horizontal, de dois e três andares. Não parecem existir prédios de muitos andares.

  2. .
    Um link apontando para o complexo hoteleiro da Iberostar Laguna Azul de Varadero.
    .
    .
    http://wikimapia.org/#lat=23.2029224&lon=-81.1417238&z=18&l=9&m=b
    .
    .
    Assim todos podem ver, por que muitas pessoas falam bem de Cuba.
    Um ambiente ensolarado, tranquilo, distante dos problemas mundanos.
    .
    Os canadenses que no país deles, sempre torcem para que o verão caia em um fim de semana, em Cuba, eles tem o verão em todos os dias que ficarem em Varadero.
    Os canadenses são o maior grupo de turistas que visitam Cuba.

  3. Parabéns pelo excelente e importante trabalho que tens feito, Humberto. Ventos novos podem estar soprando na ilha, não porque os donos do poder queiram, mas porque está impossível sustentar aquele regime imbecil. A abertura, se confirmada, poderá trazer o desenvolvimento àquela terra. Não será trabalho fácil, pois o Estado tomou conta da iniciativa e da vida das pessoas. Transformar pessoas tuteladas em empreendedores é tarefa quase impossível. Mas que deve ser tentada, com certeza!

  4. Repetindo citação encontrada na web: “Quando as pessoas começarem a sair dos Estados Unidos a nado, em boias ou jangadas improvisadas, enfrentando o Mar do Caribe, com seus furacões e tubarões, com destino a Cuba, fugindo do “capitalismo selvagem e opressor”, avisem-me, porque então terá ocorrido somente UMA hipótese: Os Estados Unidos viraram comunistas e Cuba virou capitalista.
    E PALMAS PARA O INFATIGÁVEL HUMBERTO FAZENDO CORO AO POPA.

  5. .
    Arresto de Rodiles, entre diez detenciones absurdas de 2012
    .
    .
    Según un blog de Amnistía Internacional, la gente puede ser arrestada por subir fotos o videos a internet, ‘twittear’, cantar en un templo, o como Rodiles, por acercarse a una dependencia del gobierno.
    .
    .
    El blog Derechos humanos ahora, de Amnistía Internacional, incluyó el encarcelamiento del comunicador cubano Antonio González Rodiles en noviembre pasado en La Habana, en una relación de diez arrestos absurdos e injustos ocurridos en el mundo en 2012.
    .
    Los editores del blog advierten: “Usted se sorprenderá al conocer por qué razones le pueden arrestar en unos pocos lugares del mundo, y cuán severas pueden ser, una vez adentro, las sentencias”.
    .
    El post señala que la razón por la que fue encerrado el director del proyecto independiente Estado de Sats fue haberse acercado a una dependencia del gobierno. Y precisa:
    .
    “Antonio Rodiles, un activista y periodista cubano, fue arrestado en noviembre de 2012 cuando se personó en la sede de la Seguridad del Estado cubana en La Habana, para preguntar por la detención de una abogada y periodista independiente, Yaremis Flores.
    .
    Rodiles fue tirado al suelo e inmovilizado por cuatro hombres vestidos de civil, y después acusado de ‘resistencia a la autoridad’. Posteriormente fue puesto en libertad”.
    .
    Contactado por martinoticias, Rodiles consideró que no sólo la suya, sino también la veintena de detenciones desencadenadas por el arresto de Flores, fueron absurdas y arbitrarias, como también las más de 6.000 a lo largo del año.
    .
    .
    http://www.martinoticias.com/content/article/17919.html

  6. Caso Rosegate
    Lulla está se sentindo tão estuprado pela Veja que ao saber que a Geisy Arruda teceu esse comentário: “Estou me sentindo novinha em folha. Quase virgem…”… Lulla, então, teve vontade de fazer o mesmo!
    É claro que a operação de Feliz Ânus Novo será paga com nosso dinheiro!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s