A urna, a maca

boleta-anulada

Paredes azulejadas, uma divisória de lona verde e uma mesa metálica sobre a qual normalmente são colocadas seringas e algodão. Assim era o cubículo onde votei nesta manhã para eleger o delegado à Assembléia Municipal do Poder Popular. Situada no interior de um consultório médico que neste domingo fez às vezes de colégio eleitoral para os vizinhos da zona. “Premonitório” pensei, nada demais em ficar só com minha cédula ao lado da ampla pia onde são lavados os implementos hospitalares. “Premonitório”, porque meu país está no “coma” da abulia e da apatia, e vai precisar de uma reanimação profunda – quase uma desfibrilação – para que os cidadãos tenham real poder de decisão. Após 36 anos de criação o sistema eleitoral vigente não nos convenceu – nem uma só vez – de que representa o povo face ao poder, ao contrário, nos acostumamos com o oposto.

Sendo assim que entre o odor de formol e a perspectiva de uma maca, anulei minha cédula. Depois de anos de abstencionismo decidi por participar desta vez de uns comícios que não mudaram absolutamente nada. Nenhum dos delegados ratificados nas urnas sequer poderá influir nos temas mais candentes da nossa realidade. Tampouco sabemos o que pensam sobre as grandes problemáticas cotidianas, pois a lei eleitoral só nos permite ter acesso a sua biografia e sua foto. De maneira que hoje no meu bairro fomos convocados a optar entre dois rostos, entre dois nomes e entre dois currículos… Por esses razões vários vizinhos e amigos – sabedores da futilidade de preencher a cédula – optaram por se abster. Porém eu queria “meter o nariz”, voltar a experimentar a falta de sentido de um papel que nada decide, nada muda e nada move.

Primeiro escrevi a letra “D”. Enorme como um grito sem voz, esbocei aquela inicial de um conceito longamente ansiado: “Democracia”. E o fiz em meio a um cenário clínico que se ajustava metaforicamente a meu gesto de anulação, com a urgente intervenção demandada pelos estamentos do Poder Popular neste país. Uma profunda cirurgia, uma extirpação extensiva da docilidade da Assembléia Nacional, um eletrochoque de liberdade para que os parlamentares deixem de aprovar por unanimidade e de aplaudir o tempo todo. Vamos precisar ressuscitar, renascer como sociedade e começar a nos comportar como tal.

boleta-voto

Tradução e administração do blog em língua portuguesa por Humberto Sisley de Souza Neto

Anúncios

20 thoughts on “A urna, a maca

  1. O sondo dos petralhas é ter uma eleição, de partido único, onde os brasileiros poderiam escolher entre o bebum lulladrão e a marionete dilmentira!

  2. O Sistema Soviético e sua decadência, Scritta Editorial, São Paulo, 1992; ISBN 85-85328-18-5
    Em defesa do socialismo, Editora Vozes, Petrópolis, 1998; ISBN 85-326-1992-4
    Desorganizando o consenso, Vozes, Petrópolis, 1998; ISBN 85-326-1997-5
    Sindicatos, cooperativas e socialismo, Editora Fundação Perseu Abramo, São Paulo, 2003; ISBN 85-86469-80-7
    Trabalho e Linguagem para a Renovação do Socialismo, Azougue Editorial, Rio de Janeiro, 2004; I

    Agora sim São Paulo vai para frente, rs.

  3. .
    Electoral
    .
    .
    Uma postagem do blog da Regina Coyula, onde ela descreve o desinteresse dos eleitores cubanos na eleição de domingo passado e na queda do número de candidatos para esta eleição.
    Antigamente segundo ela, existiam diversos candidatos e hoje aparentemente apenas dois candidatos, na seção eleitoral dela.
    .
    Pela foto acima do boleto de votação, também aparecem apenas dois nomes.
    .
    .
    http://lamalaletra.wordpress.com/2012/10/22/electoral/

  4. Todo regime ditatorial é assim, ou seja, um ARREMEDO de democracia….! Lamentavelmente, a “ilha dos castro” não é diferente…! Agora estamos diante da ditatura travestida de democracia…. dos sortilágios promovidos pelos “donos do poder” na ilha. Esses ditadores são chacais vorazes pelo poder a qualquer custo, que sufocam o que mais sagrado pode-se ter em um regime e/ou estado democrático de direito, a manifestão popular pelo voto…! Triste democracia, ou melhor, DEMAGOGIA, cubana….! Coitado do oprimido povo cubano, que não tem vez nem voto, a não ser suportar goelha abaixo os abutres impostos pelo “imperador” cubano….! Cuba precisa acordar…! O bem tem e deve prevalecer sobre o mal; Yoani Sanches (o baluarte democrático) para presidente, JÁ….! Luciano – Belo Horizonte – Minas Gerais – BRASIL.

  5. O liberal e o socialista segundo Aron
    Raymond Aron (1905-1983), filósofo esquecido no Brasil antiliberal:

    “O liberal é humilde. Reconhece que o mundo e a vida são complicados. A única coisa de que tem certeza é que a incerteza requer a liberdade, para que a verdade seja descoberta por um processo de concorrência e debate que não tem fim. O socialista, por sua vez, acha que a vida e o mundo são facilmente compreensíveis; sabe de tudo e quer impor a estreiteza de sua experiência – ou seja, sua ignorância e arrogância – aos seus concidadãos”.

  6. Quem serão os prejudicados quando o regime castrista for deposto?
    Somente os membros da nomenklatura vão perder alguma coisa e, olha lá, não é muito não comparado com países livres. Enquanto 99,99% dos cubanos passam fome e tem sede de justiça, pasmem, aqueles que mamam nas tetas do sistema vivem como capitalistas. Possuem a geladeira cheia, carros modernos, roupas de grife, casas em perfeitas condições de manutenção, motos, Jet Sky, internet à vontade e filhos saudáveis estudando nas melhores escolas. O fim de semana deles não é em casa assistindo as merdas doutrinárias da tv estatal, mas viajando e gastando aquilo que falta aos demais cubanos!
    A classe pobre cubana já está se rivalizando com os haitianos para ver que passa mais carestia. Falta tudo, desde papel higiênico até roupa íntimas. Enquanto isso a quadrilha assassina castrista toma champagne nos seus bunkers e só tem um problema crucial: Decidir qual modelo de pirâmide construir para abrigar a carniça dos canalhas assassinos castro’s que logo vão bater as botas!

  7. mantendo o padrão

    Duas horas depois que foi condenado também por formação de quadrilha pelo Supremo Tribunal Federal, o petista Zé Dirceu soltou nota insinuando que a democracia estaria em jogo por causa da sua condenação. Disse que o julgamento cria jurisprudência para perseguição política.

    É o contrário, os enquadramentos dados pelo suprema corte para a tipificação de crimes de colarinho branco serão muito oportunos e proveitosos nas cortes inferiores e entre os juízes singulares da primeira instância.

    Num almoço ontem com o rebostalho da esquerda, Zé Dirceu disse que “minha geração” lutou para construir os pilares da democracia. Mentira. Chama de “minha geração” uma pequena patota comunista que na verdade queria mudar o regime brasileiro de capitalista para comunista.

    O almoço, oferecido por uma tal Ana Corbisier, mostra espécimes da patota que Zé Dirceu generaliza como toda uma geração brasileira: essa tal Corbisier foi terrorista do Molipo, Movimento de Libertação Popular. Desde quando Molipo, ALN, Val-Palmares e outros bandos comunistas lutaram pela democracia?

    Eram uns terroristas comunistóides de meia tigela, vale lembrar, que jamais tiveram apoio da população, ou apoio “popular” como eles preferem. Essa tal Ana Corbisier falou que Dirceu e Genoíno vão protestar publicamente contra a “ascendência da imprensa sobre o Supremo Tribunal Federal.É o que ela “percebeu” assistindo as sessões plenárias da suprema corte no julgamento do bando petista. E disse também que eles vão trabalhar pela “democratização” da imprensa”. O “padrão” de imprensa dessa camarilha é o cubano.

    Petulância
    Aí está o norte moral e ético dessa patota que está ouriçada porque os líderes do bando foram condenados. Os crimes que cometeram não lhes são problema, não os envergonham. Aliás, não há crime que envergonhe um petista. E voltando, chamar a sua patotinha de toda uma geração de brasileiros, é mais uma petulância de Dirceu e seu bando, agora assim nomeado pela suprema corte do país.

  8. Se eram quadrilha para assaltar, roubar e comprar parlamentares, por que não seriam para ter bolsas vitalícias? Queria ver o STF julgar a farra das bolsas terroristas com que foram brindados todos canalhas que algum dia simpatizaram com a URSS ou com Fidel. Bastava ser fã do che para ganhar uma bolsa destas. Já deve estar na casa dos bilhões de Reais o rombo nos cofres públicos causado por essa farra!

  9. Os brasileiros que apóiam os castros me lembram aqueles filmes de “bang bang” antigos onde existiam índios que apoiavam os americanos servindo de guias e alcaguetes. Eram estilizados com calça Lee e grande amor inveterado pelo Uísque. Na realidade estavam traindo seu povo, entregando de mão beijada suas terras e seu ouro.
    Quem garantiu a esses idiotas úteis que os castro’s seriam os melhores ditadores para a URSAL ? Quem garantiu que o sistema falido marxista levaria prosperidade aos seus compatriotas? Quem garantiu que suprimir a liberdade para pensar, empreender e criar levaria essa sociedade de atrasados pensadores de idéias jurássicas a atingir altos níveis de tecnologia?
    Todos os avanços tecnológicos da nossa sociedade foram realizados pelos pesquisadores capitalistas. Pelas universidades americanas ou pelos empreendedores capitalistas como Bill Gates, Steve Jobs e milhares de outros anônimos. Quase sempre do lado capitalista.
    A produção de tecnologia dos marxistas é quase nula e eles se sustentam pirateando e roubando as idéias dos habitantes do mundo livre!
    A pior cegueira do lado escuro do mundo, ou socialista, não é tecnológica, mas a cegueira espiritual. Deve ser horrível não acreditar num Poder Superior. Não ter condições para conceber um Ente Supremo em suas pobres cabecinhas tacanhas e viver num mundo totalmente materialista.
    O principal objetivo dos pensadores marxistas é extirpar completamente qualquer liberdade de culto! Sabem por quê? Por causa da sua incapacidade para compreender um SER SUPERIOR! São inferiores espiritualmente!
    Dizem que o capitalismo selvagem produz pobreza e miséria, mas não levam em conta os milhões que saíram dela e vivem vida de prosperidade e liberdade. Miséria existe em Cuba, Coréia do Norte e China, em lugares escondidos e proibidos à visitação.
    Prefiro mil vezes ser um miserável num país capitalista! Onde existem centenas de milhares de pessoas que compartilham com os menos favorecidos, onde existem ONG’s e sociedades beneficentes cujo único objetivo e dividir o Pão. Essas idéias altruístas só nascem naqueles que são Espiritualmente Evoluídos. Nunca nos países socialistas, pois deixam isso para o estado autoritário que para eles é seu Deus!

  10. 25/10/2012 03:26
    fugidos podem
    visitar cuba

    A ditadura cubana anunciou medidas migratórias permitindo aos 2 millhões de cidadãos que fugiram do país que voltem para visitas temporárias. Podem fazê-lo inclusive médicos e atletas, desde que tenham fugido há mais de 8 anos. E não o tenham feito pela base de Guantânamo. Vai permitir também visitas de menores de 16 anos que fugiram e para eles não há exogência dos 8 anos. A maioria dos fugidos vive nos Estados Unidos e estão espertos com a bondade da ditadura, pois os vagabundos podem deter visitantes, alegando o que quiserem.
    Trem Azul

  11. .
    El Gobierno permitirá las visitas de balseros, médicos y deportistas que se fueron a partir de 1994
    .
    .
    Considero esta medida muito importante.
    Muitas pessoas que tinham emigrado e não podiam regressar ao pais, agora poderão voltar a ver os seus pais e demais parentes.
    Teve uma cubana que voltava legalmente a Cuba com as cinzas de seu irmão que havia falecido no exterior e que tinha fugido do pais e não a deixaram entrar.
    .
    Com isso se elimina mais um motivo de segregação sócio-espacial implantando pelo “revolucionário ” Fidel Castro.
    .
    .
    “Cerca de dos millones de cubanos han emigrado desde 1959, cuando Fidel Castro llegó al poder, a 150 países. El 85% reside en Estados Unidos.”
    .
    “El pasado 16 de octubre, el Gobierno anunció una reforma a su política migratoria que elimina, a partir del 14 de enero próximo, el permiso de salida y la carta de invitación.”
    .
    “No obstante, mantiene varias categorías de profesionales, además de deportistas de alto rendimiento y técnicos, entre los ciudadanos a los que se les impedirá salir de la Isla por motivos particulares sin una autorización especial.”
    .
    .
    http://www.diariodecuba.com/cuba/13668-el-gobierno-permitira-las-visitas-de-balseros-medicos-y-deportistas-que-se-fueron-partir-

  12. Governo stalinista da Coréia do Norte executa com tiro de morteiro oficial coreano por beber durante os 100 dias de período de luto pelo falecido “Querido Líder” Kim Jong-il.

    http://migre.me/bk5rn

    Será que o PCC vai excutar no paredón todo cubano que beber run durante os 100 dias de luto oficial pela muerte do assassino castro?

  13. É interessante verificar o que a imprensa kumunista petralha está tentando fazer com a PM paulista. Estão tentando fazer com a PM o que fizeram com os militares que bravamente defenderam o País contra o golpe dos terroristas treinados por Fidel, quando inverteram os papéis representados pelas duas partes. Fizeram a opinião pública pensar que os mocinhos eram os terroristas e os bandidos eram os militares. Conseguiram sangrar o erário brasileiro em bilhões de Reais para pagar indenizações escandalosas para os terroristas mais pensão milionária para qualquer um que provasse que pertenceu aos grupos terroristas ou que vestiu a camiseta do Chê na época da ditadura.
    Agora existe um novo filão para o advogado petralha Greenhalgh. Aquele que ficou bilionário facilitando a concessão dessas bolsas ditaduras e recebendo 30% de sucumbência pelo exaustivo trabalho.
    Os jornalistas petralhas estão tentando manipular a opinião pública contra a PM paulista. Estão tentando fazer parecer que a PM está agindo de forma truculenta no combate aos coitadinhos dos narcotraficantes e meliantes do partido PCC, aliados da facção do PT e das FARC. Agora só falta o direito dos manos entrarem em ação para garantir que todos aqueles que foram perseguidos pelos PM’s e foram presos ou impedidos de exercer a profissão de ladrão ou traficante, consigam a BOLSA DOS MANOS.

  14. 1.500 médicos cubanos chegam ao Brasil em janeiro? Se Haddad vencer, vão trabalhar em São Paulo, substituindo médicos brasileiros?

    A história de trazer médicos cubanos para o Brasil começou com Haddad no Ministério da Educação. Ele fez de tudo para facilitar o reconhecimento dos diplomas destes carniceiros, que sabem menos de medicina que um auxiliar de enfermagem brasileiro, para que pudessem trababalhar livremente no Brasil. Agora, 1.500 médicos cubanos estariam chegando ao Brasil em janeiro, segundo noticias veiculadas em dezenas de órgãos de comunicação, desde julho passado. Ligando a intenção do PT de acabar com os convênios com as OS, serão estes médicos parte do projeto Haddad Prefeito e Mercadante (atual ministro da Educação) ou Padilha (Ministro da Saúde)Governador? Serão estes médicos militantes de esquerda que irão desempregar os nossos jovens e aparelhar a saúde paulistana? Com a palavra, o PT. E não venham com esta vitimização de que é mais um boato. Respondam, apenas.

    Lembram desta noticia de 2009, publicada pela Folha de São Paulo?

    Deputados federais da bancada da saúde vão ingressar na Câmara com uma medida para barrar a intenção do governo de facilitar a revalidação no Brasil de diplomas de medicina obtidos na Elam (Escola Latino-Americana de Medicina), de Cuba. O grupo, liderado pelo primeiro secretário da Câmara, Rafael Guerra (PSDB-MG), vai apresentar um projeto de decreto legislativo que, se aprovado, anula a portaria interministerial publicada no último dia 25.

    A portaria, assinada pelos ministros José Gomes Temporão (Saúde) e Fernando Haddad (Educação), cria grupo para propor medidas de “aperfeiçoamento e racionalização” do processo de revalidação dos diplomas, sendo que o “projeto piloto” terá como “público-alvo inicial os alunos brasileiros formados em medicina na Elam”. Os brasileiros formados na instituição foram em sua maioria indicados por partidos políticos de esquerda, como o PT e o PC do B, e por movimentos sociais.

    O Conselho Federal de Medicina é contra o acordo Brasil-Cuba por entender que ele significa um privilégio à escola cubana. Um dos argumentos dos deputados é que a portaria fere a autonomia das universidades. A assessoria do Ministério da Educação informou que a autonomia universitária está preservada, já que a adesão é espontânea.

    A diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, mulher do ministro Fernando Haddad, disse que a portaria se baseou em um acordo de cooperação mais amplo entre Brasil e Cuba, e não só a questão da Elam.

    Postado por O EDITOR- Coturno Noturno- 26/10/2012

  15. Hoje, Demétrio Magnoli publica um artigo em O Globo e em diversos jornais intitulado ” O PT não é uma quadrilha”. Como o articulista sempre teve muitos elogios aqui no Blog, inclusive do blogueiro, submeto aos leitores e comentaristas. O PT é ou não é uma quadrilha?

    “Fernando Haddad está cercado por José Dirceu e Paulo Maluf. Sobre Dirceu, aparece a palavra “condenado”; sobre Maluf, “procurado”. Contaminada pelo desespero, a propaganda eleitoral de José Serra não viola a verdade factual, mas envereda por uma perigosa narrativa política. O candidato tucano está dizendo que eleger o petista equivale a colocar uma quadrilha no comando da prefeitura paulistana. A substituição da divergência política pela acusação criminal evidencia o estado falimentar da oposição no país e, mais importante, inocula veneno no sistema circulatório de nossa democracia.

    Demóstenes Torres foi expulso do DEM antes de qualquer condenação, quando patenteou-se que ele operava como despachante de luxo da quadrilha de Carlinhos Cachoeira. José Dirceu foi aclamado como herói e mártir pela direção do PT depois da decisão da corte suprema de uma democracia de condená-lo por corrupção ativa e formação de quadrilha. O mensalão é um tema legítimo de campanha eleitoral e nada há de errado na exposição dos vínculos entre Haddad e Dirceu. Contudo, a linguagem da política não deveria se confundir com a linguagem da polícia.

    Dirceu permanece na alta direção petista pois é um dos artífices de uma concepção da política que rejeita a separação entre o Estado e o partido. No mensalão, a imbricação Estado/partido assumiu o formato de um conjunto de crimes tipificados. Entretanto, tal imbricação manifesta-se sob as formas mais diversas desde que Lula subiu a rampa do Palácio do Planalto. O código genético do mensalão está impresso no movimento de partidarização da administração pública, das empresas estatais, dos fundos de pensão, dos sindicatos, das políticas sociais e da política externa conduzido ao longo de uma década de lulismo triunfante. Na linguagem da política, Dirceu figuraria como símbolo da visão de mundo do lulo-petismo. Mas a campanha de Serra não é capaz de escapar ao círculo de ferro da linguagem policial.

    continua…

    http://coturnonoturno.blogspot.com.br/2012/10/o-pt-e-ou-nao-e-uma-quadrilha.html

  16. Hoje, Demétrio Magnoli publica um artigo em O Globo e em diversos jornais intitulado ” O PT não é uma quadrilha”. Como o articulista sempre teve muitos elogios aqui no Blog, inclusive do blogueiro, submeto aos leitores e comentaristas. O PT é ou não é uma quadrilha?
    TODOS ERRAM, ELE TAMBÉM.

  17. Nas recentes legislativas ucranianas do dia 28.10.2012 havia várias pessoas que fizeram o mesmo com seu boletim de voto: facebook.com/media/set/?set=oa.432244426835977&type=1 escrevendo desde “Revolução em vez das eleições” até “Partido do Paulo Coelho”.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s