Forbidden Voices

Ela somente pediu os mesmos direitos que um homem desfruta em seu país. Fez da tecnologia um alto-falante para denunciar essas leis que no Irã a deixam indefesa e em desvantagem ante os varões. Blogueira e feminista, Farnaz Sefi se exilou na Alemanha depois de ter sido presa e ameaçada vária vezes na terra que a viu nascer. Teve que passar a escrever sob pseudônimo frente à coação crescente que sua família sofreu. O drama que vive é milenar, porém ela sabe que o absurdo um dia pode terminar, acabar-se num instante. Essa pequena esperança a levou a não se conformar e integrar o movimento “Mudança pela igualdade”, criado por uma vintena de ativistas. Usa o teclado para deter o açoite e as redes sociais como via de denúncia contra os ultrajes que tantas fêmeas não se atrevem contar.

Por seu lado, Zeng Jinyan é mantida pelo amor. Esse afeto que a une a Hu Jia o famoso defensor dos direitos humanos na China. Seu marido tem denunciado sistematicamente os maus tratos aos doentes de SIDA e os danos provocados ao meio ambiente num país onde um partido único promove uma versão única da realidade. Zeng tem relatado através da Internet os momentos mais difíceis dos seus últimos anos, a detenção e prisão do seu marido, os longos dias de prisão domiciliar a que ela foi submetida com seu bebê e o abraço terno do reencontro quando o liberaram. Paradoxos curiosos trazidos pela tecnologia a impediam de sair de sua casa e, todavia, o ciberespaço diminuía distâncias entre ela e seus leitores.

Junto a estas duas mulheres admiráveis têm colocado a mim também, num documentário que analisa o uso dos novos meios de comunicação como arma contra a censura. Sob o título de “Forbidden Voices”, a diretora suíça Barbara Miller reuniu imagens, entrevistas e cenas domésticas que completam o ser humano que há por trás de uma conta de Twitter, a pessoa cuja presença virtual é muito mais livre que a real. De maneira que esta é – a ciência certa – a história de quatro mulheres, três delas desejosas de encontrar respeito e espaço em suas respectivas sociedades e uma quarta, a autora do filme, que munida de uma lente e muita paciência expressa através da visualização sua própria rebeldia.

Tradução e administração do blog em língua portuguesa por Humberto Sisley de Souza Neto

Anúncios

12 thoughts on “Forbidden Voices

  1. “Então, será melhor uma sociedade na qual sejam todos mais ricos pelo fato de todos trabalharem e produzirem, ainda que aí não seja a riqueza distribuída com toda a justiça, do que uma sociedade em que esta é distribuída com justiça, mas todos são pobres, porque ninguém trabalha nem produz.”

    Ubaldi, Pietro.

  2. .
    Hoje na sessão comédia, estrelando Fidel Castro no papel de engenheiro agrônomo….
    .
    .
    Do twitter da Yoani.
    .
    El hombre que llevo la economia y la agricultura nacional a la bancarrota con delirantes proyectos, ahora propone una nueva “solucion”
    .

    Ela provavelmente se refere ao assunto desta reportagem.
    .
    Fidel Castro quiere cultivar ‘moringa’ y morera como alimentos y empleo sano
    .
    http://www.elnuevoherald.com/2012/06/18/1231077/fidel-castro-propone-cultivar.html
    .
    Moringa parece se referir a uma planta originária da Índia e morera é a nossa nobre amora.
    A moringa parece ser uma daquelas plantas com inúmeras qualidades mas parece que ainda não tem aceitação comercial.
    A amora creio que seja um fruto digamos meio exótico, caro e talvez não muito indicado a alimentação.
    Tenho a impressão que a amora é mais voltada na preparação de doces e de geleias.
    .
    O iluminado Fidel Castro que está levando as plantações de batatas a extinção, junto com o cultivo do açúcar e do café, ele agora retorna para indicar produtos que irão salvar a humanidade da fome.
    .
    .
    Mais twitters da Yoani sobre este assunto.
    .
    Una vez nos hizo creer que el plan alimentario y el platano microjet terminarian con los platos semi vacios y ahora…
    .
    FidelCastro que la solucion sera sembrar #moringa y #morera Daria risa sino fuera tan triste! #GY
    .
    Cuba El voluntarismo de #FidelCastro ha sido mas danino para la agricultura cubana que el mismisimo marabu
    .
    Cuba El locutor del noticiero lee ahora mismo las ultimas reflexiones de #FidelCastro y me da una pena ajena…
    .
    Lastima que no se permita un verdadero humor politico en la prensa de #Cuba Se imaginan todos los chistes sobre #Moringa y #Morera 🙂
    .
    yoanisanchez: #Cuba Dice @jurisconsultocu “si no son capaces de producir algodon para frazadas de piso, como van a lograr gusanos d #Seda con #Morera ”
    .
    Dice @lamaletra “No me moringues mas…!” 🙂

  3. .
    O link apontando para a página oficial sobre a nova visão do líder da revolução cubana.
    .
    La alimentación y el empleo sano

    A alimentação saudável e emprego.
    .
    .
    http://www.cubadebate.cu/reflexiones-fidel/2012/06/17/la-alimentacion-y-el-empleo-sano/
    .
    .
    Acho que Fidel deva estar batendo pinos…
    As própria publicações oficiais indicam pouco ou nenhuma melhora na produtividade agrícola.
    .
    Parece estas perdidos tentando entender porque a produção agrícola monitorada por engenheiros agrônomos e planejada segundo as diretrizes do Partido Comunista Cubano, não tem sucesso em melhorar a produtividade agrícola.
    .
    E em todas as semanas, novas levas de pessoas perdem seu empregos, mas oficialmente estas pessoas apenas estão sendo disponibilizadas e não demitidas.

  4. .
    Um artigo em português sobre a Moringa.
    .
    Eu sinceramente ainda continuo a preferir as minhas batatas…
    .
    Tem aquele saco de batatas cortadas, congeladas e pré-cozidas que asso no forno e sirvo junto a espetinhos que os cozinho em forno elétrico. Fica muito bom.
    .
    Moringa‏ oleífera – A árvore milagrosa
    .
    .
    http://ideiaweb.org/?p=1462

  5. .
    O pessoal do Diário de Cuba não perdeu a oportunidade e postou um extenso artigo sobre a produção de açúcar de Cuba.
    .
    La zafra 2012 o el último aldabonazo

    Colheita de 2012 ou a última chamada.

    .
    Raúl Castro se propuso aumentar la producción de azúcar, pero el millón y medio de toneladas programadas para la más reciente molienda (una cifra producida en el siglo XIX) no se cumplió.
    .
    .
    http://www.diariodecuba.com/cuba/11470-la-zafra-2012-o-el-ultimo-aldabonazo
    .
    .
    Nas Diretrizes da Política Econômica e Social, aprovada no VI Congresso do Partido Comunista, em abril do ano passado, consta como tarefas primordial, aumentar a produção de derivados de cana de açúcar, um ramo da economia onde Cuba tem uma longa experiência. No entanto, os resultados da colheita de 2011-2012 confirmou a falha de tal propósito.
    .
    (…)
    O fracasso é maior quando se considera que o país tem dezenas de escolas e de pesquisa agrícola em todo o país, que já formou milhares de engenheiros e técnicos nestes domínios, desta vez foi contado desde o início da a colheita com quase todos os recursos contratados para a implementação e dobrar mais do que suficiente para cumprir o plano, o que indica buscar as falhas em outra direção.
    .
    .
    .
    Depois de meio século de experiência socialista, a produção agrícola parece ser um batalha perdida.
    Interessante que eles dizem: “Hasta la vitória, siempre!”

  6. .
    Mais do Diario de Cuba, um site desenvolvido por cubanos residentes na Europa.
    .
    Castro dice que unos árboles oriundos de Asia serán ‘fuente inagotable de carne, huevo y leche’
    .
    Inesgotável deve ser a imbecilidade dele…
    .
    .
    http://www.diariodecuba.com/cuba/11603-castro-dice-que-unos-arboles-oriundos-de-asia-seran-fuente-inagotable-de-carne-huevo-y-le
    .
    .
    Quando no passado a soja foi introduzida no Brasil, muito se falou na sua adoção na culinária brasileira.
    O regime militar desejava que a soja viesse a substituir em parte o trigo que era importado para combater o enorme déficit decorrente da primeira grande crise do petróleo.
    .
    Daquela época apenas o carro a álcool vingou.
    A soja continua sendo um produto muito pouco usado na culinária, a não ser o óleo de soja para frituras.
    .
    .
    O pessoal agora não perde uma oportunidade para ironizar as novas e brilhantes ideias de Fidel.

  7. .
    Se dispara la cifra de cubanos que tratan de llegar a Estados Unido
    .
    .
    http://www.elnuevoherald.com/2012/06/12/1230250/se-dispara-cifra-de-cubanos-que.html
    .
    .
    O motivo e a melhor eficiência em prender os imigrantes e também devido ao fato que os cubanos não mais acreditam que viriam reformas na economia.
    .
    De fato, existem pequenas reformas, mas apenas alguns poucos burgueses (agora chamado de trabalhadores por conta-própria) prosperam.

  8. Somente um regime ditatorial, como o cubano, permite que incompetentes se perpetuem no poder! Em qualquer outro país, com eleições livres, o povo já teria expulsados administradores tão incompetentes como fidel e sua quadrilha marxista…
    Se os japoneses tivessem o território, o solo e o clima que Cuba possui, com certeza, seriam os maiores produtores mundiais de alimentos. Produziriam o suficiente para seu consumo e exportariam bilhões de dólares em alimentos. O mesmo acontece com Israel. Conseguem abastecer toda europa com frutas tropicais, PASMEM, plantando no deserto. Eles também não tem o território, o solo e o clima que Cuba possui.
    Qual a diferença entre o povo japonês, israelense e o povo cubano? Nenhuma. Os líderes japoneses e Judeus são competentes e trabalhadores, além de honestos, mas é graças à liberdade de escolher quem administra a coisa pública que os japoneses e judeus conseguem pessoas competentes para administrar seu país! A camarilha vermelha marxista que administra Cuba, junto com os Castros, é tremendamente incompetente, preguiçosa, desonesta e ineficiente. Isso acontece em todos os países de regimes marxistas onde os postos de comando são loteados pra quem é mais fiel ao sistema. São regimes artificiais que nunca funcionaram sem aditivos externos, de mesadas ou da força de seus exércitos. Vejam a Rússia, por exemplo, se não fosse sua enorme produção de petróleo e gás, com certeza, nunca teria atingido o poder que conseguiu no passado. A Venezuela marxista é outro país administrado de maneira incompetente e só não foi à bancarrota total, graças a sua enorme produção de petróleo. Tirem o petróleo da Venezuela e ela se tornará uma segunda Cuba, em pouco tempo.
    8)

  9. .
    Médico desertor cubano llega al sur de la Florida
    .
    .
    El médico cubano Rafael Fontirroche Cruz, quien desertó de una brigada que La Habana envió a Nicaragua, llegó el sábado a Miami luego de que el senador por el estado de la Florida Marco Rubio interviniera para evitar su extradición a la isla.
    (…)
    Fontirroche había desertado de la brigada médica en octubre tras denunciar las prácticas de corrupción que eran cometidas dentro del programa.
    .
    Pero las denuncias fueron mal recibidas por sus superiores y los temores a represalias obligaron al médico cubano a desertar.
    .
    “Había corrupción, había desvío de material, y de alguna manera se denunció a quien tenía que denunciarse”, dijo Fontirroche en una entrevista telefónica con El Nuevo Herald.
    .
    “Pero esas personas lejos de tomar medidas contra los infractores, la emprendieron conmigo y me pusieron en una situación difícil. Vieron afectados sus intereses y me vi forzado a escapar”, añadió.
    .
    En declaraciones emitidas previamente a la prensa nicaragüuense y divulgadas por la oficina del senador Rubio, Fontirroche señaló que el director de la brigada estaba desabasteciendo el programa emitiendo órdenes falsas, al tiempo que los médicos debían vivir bajo precarias condiciones, recibiendo el equivalente de sólo unos $250 al mes.
    .
    “Eso no da para cubrir todas nuestras necesidades básicas, menos para mandarles dinero a nuestras familias en Cuba”, explicó Fontirroche. “Vivíamos como animales, en barracones divididos con cartones. Con un solo baño para 30 personas”.
    .
    Y el medicó también mostró decepción sobre la explotación política vinculada con el programa. “La verdad es que las brigadas de médicos cubanos son un instrumento político de ambos gobiernos”, dijo Fontirroche a la prensa nicaragüense.
    .
    “Por un lado, Daniel Ortega obtiene votos, porque la atención gratuita que brindamos se revierte en apoyo popular, y, por otro lado, el régimen cubano vende la imagen de un gobierno solidario y humano. Lo que no dicen es que mientras ellos envían a sus médicos al extranjero le quitan a su propio pueblo la atención que necesitan”, añadió.
    .
    http://www.elnuevoherald.com/2011/02/12/885837/medico-desertor-cubano-llega-al.html
    .
    .
    Os brasileiros que saíram do Brasil em busca de trabalho, reclamavam das condições de trabalho e de moradia que conseguiam, ao chegar em um pais desconhecido.
    No caso dos integrantes das brigadas médicas cubanas, eles não tem escolha. Fidel os tratam como militares.
    Para Fidel, todo o seu povo deve obedecer as suas ordens.
    Enquanto isso o sistema de saúde cubano está muito deteriorado.

  10. .
    Desaparecidos cinco jugadores cubanos durante torneo en Puerto Rico
    .
    Cuando el equipo cubano que participa en el torneo Centrobasquet de Puerto Rico se reunió en la mañana del martes para desayunar, quedaron cinco puestos vacíos.
    .
    Alberto García, secretario general de FIBA Américas, confirmó a El Nuevo Herald que el quinteto de jugadores antillanos había abandonado la delegación en horas de la madrugada y se desconocía su paradero.
    (…)
    http://www.elnuevoherald.com/2012/06/19/1232463/desaparecidos-cinco-jugadores.html
    .
    .
    .
    Mais um grupo de rebeldes a abandonar as ordens dos irmãos Castro.
    Estes “desertores” nunca mais poderão voltar a ilha, pois Fidel não permite.
    Todos os cubanos aprendem no colégio a seguinte frase: “Hasta la vitória, siempre!”
    Eles seguem este lema. Vitória é quando conseguem emigrar para os Estados Unidos…

  11. .
    Gobierno: La última cosecha de papa ‘fue de las peores en años’
    .
    Tradução literal: Governo: A mais recente safra de batatas “foi a pior em anos”
    .
    Ela deixou de produzir 11.000 toneladas, segundo dados oficiais.
    .
    .
    Cuba registrou em 2012 uma das “piores safras” de batata nos últimos anos, com 11.000 toneladas a menos, do que as previstas pelo plano oficial, informou na terça-feira a mídia local, segundo a AFP.
    .
    “A produção mais recente de batatas foi a pior na história recente”, porque “não se conseguiu produzir as cerca de 11.000 toneladas, previstas no plano e as perdas chegaram a dois milhões de dólares”, informou o jornal oficial Granma, ao resumir uma reunião de avaliação presidida pelo Ministro da Agricultura, Gustavo Rodriguez.
    .
    “É incompreensível que alguns produtores excedam uma produção de 27 toneladas por hectare e outros ainda chegam apenas a 15 toneladas”, disse Rodriguez, que não mencionou a meta e nem a quantidade colhida.
    .
    Embora a produção de outros vegetais foi liberada para o cultivo, o cultivo e a venda de batatas é exercido inteiramente pelo governo.. A libra do tubérculo, produto insubstituível na mesa dos cubanos, é vendido a um peso (cinco centavos), mas o fornecimento a anos, não atender a demanda.
    .
    No mercado negro uma libra pode custar o equivalente a um dólar valor inacessível para maioria dos cubanos, que ganham em média, 19 dólares por mês.
    .
    .
    http://www.diariodecuba.com/cuba/11634-gobierno-la-ultima-cosecha-de-papa-fue-de-las-peores-en-anos
    .
    .
    Eu não estava ao par que é proibido aos produtores privados, plantar batatas.
    Aparentemente só se deve mandar plantar batatas, aos irmãos Castro.

  12. “O capitalismo não é para os fracos e preguiçosos que não querem se aprimorar continuamente. Se você quer um arranjo que privilegie o lucro de alguns poucos em detrimento da prosperidade e da abundância para todos, então o socialismo e o fascismo realmente são sistemas preferíveis.”

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s