O futuro com Mariela Castro

Ela carrega um sobrenome que evoca acampamentos e eu sou apenas uma Sánchez, carrego esta terminação “ez” que alguma vez significou ser o “filho de” algum Sancho. Sim, de alguém como esse gorducho sobre um burro que acompanhava e satirizava o Quixote, ainda que eu pese muitas libras a menos e jamais haja galopado nem mesmo um pônei. Ela cresceu em algum lugar bonito e confortável enquanto eu passei a meninice num solar ruidoso e violento. Ela é sexóloga e psicóloga e eu saboreio os prazeres do amor e esquivo-me dos obstáculos da vida, mesmo que jamais tenha me graduado em nenhum curso sobre o tema. Ela é a filha do homem que herdou, por via sanguínea, a presidência do meu país, desse mesmo país onde meu pai perdeu, faz anos, sua profissão de maquinista de trens. Ela está amarrada a cada palavra que diz e eu,faz tempo, rompi com o cárcere da opinião, liberei a mim mesma com o verbo.

Ela teme o abraço, uma Cuba onde as duas pudessem caminhar livremente, assistir sem problemas um concerto ou um debate público, sair e entrar sem pedir permissão. Eu a entendo. Carrega sobre seus ombros uma ancestralidade que talvez muitas vezes desejasse superar, negar e apagar da sua vida. Eu sou somente a estrangeira, sem pedigree, sem uma árvore genealógica digna de ser mostrada. Meus pais não lutaram na Serra Maestra; as palavras de ordem produzidas no interior de sua casa eram sistematicamente negadas na minha; os discursos que seu exaltado tio fazia caíam sobre os ouvidos céticos da minha parentela. Ela tem direito aos microfones, aparece entrevistada e elogiada na televisão nacional, enquanto meu rosto é visto rodeado de adjetivos como “inimiga”, “ciberterrorista”, sem me oferecerem – é claro – o direito a réplica.

Ela tem podido fazer seu giro pelos Estados Unidos e o noticiário cubano não a tem estigmatizado por isso. Tem dito que “votaria em Obama” e – surpresa! – a imprensa nacional não a tem acusado de ser “pro yanqui”. Ela é uma prisioneira da sua linhagem e eu tenho apenas um passado para contemplar. Agora mesmo desperto só pensando no amanhã. Ela e eu, mesmo que a assuste ou negue, somos parte deste país… Filhas muito diferentes desta terra, frutos queridos e não queridos deste processo. Ela terá que reconhecer que existo, que sou, que esta Sánchez reclama seu direito de criticar as loucuras dos seus moinhos de vento.

Tradução e administração do blog em língua portuguesa por Humberto Sisley de Souza Neto

Anúncios

4 thoughts on “O futuro com Mariela Castro

  1. 10 soluções para melhorar o Brasil
    (que funcionaram na China)

    O Primeiro Ministro da China, Wen Jiabao, visitou o Brasil recentemente pela primeira vez e supreendeu pelo conhecimento que tem sobre nosso país, segundo ele, devido o aumento da amizade e dos negócios entre Brasil e China, vem estudando nossa cultura, nosso povo, desenvolvimento e nosso governo nos últimos 5 anos e, por isso aproveitou a visita de acordos comerciais para lançar algumas sugestões que, segundo ele, foram responsáveis pelas mudanças e pelo crescimento estrondoso da China nos últimos anos.
    Durante uma de suas conversas com a Presidente Dilma e seus ministros, Wen foi enfático no que ele chama de “Solução para os paises emergentes”, que é o caso do Brasil, China, Índia e outros países que entraram em grande fase de crescimento nos últimos anos, sendo a China a líder absoluta nessa fila.

    O que o ministro aponta como principal ponto para um país como o Brasil desponte a crescer fortemente???

    Mudanças imediatas na administração do país, sendo a principal delas, a eliminação de fatores hipócritas, onde as leis insistem em ver o lado teórico e não o prático e real de suas consequèncias, sendo que, para isso o país terá que sofrer mudanças drásticas em seus pontos de vista atuais, como fez a China nos últimos 20 anos, sendo os 10 principais os que se seguem:

    1) PENA DE MORTE PARA CRIMES HEDIONDOS COMPROVADOS:
    Fundamento: Um governo tem que deixar de lado a hipocrisia quando toca neste assunto, um criminoso não pode ser tratado como celebridade, criminosos reincidentes já tiveram sua chance de mudar e não mudaram, portanto, não merecem tanto empenho do governo, nem a sociedade honesta e trabalhadora merece conviver com tamanha impunidade e medo, citou alguns exemplos bem claros: Maníaco do parque, Lindeberg, Suzane Richthofen, Beira Mar, Elias Maluco, etc. Eliminando os bandidos mais perigosos, os demais terão mais receio em praticarem seus crimes, isso refletirá imediatamente na segurança pública do país e na sociedade, principalmente na redução drástica com os gastos públicos em segurança. A longo prazo isso também reflete na cultura e comportamento de um povo.

    2) PUNIÇÃO SEVERA PARA POLÍTICOS CORRUPTOS:
    Fundamento: É estarrecedor saber que o Brasil tem o 2º maior índice de corrupção do mundo, perdendo apenas para a Nigéria, porém, comparando os dois países o Brasil está em uma situação bem pior, já que não pune nenhum político corrupto como deveria, o Brasil é o único país do mundo que não tem absolutamente nenhum político preso por corrupção, portanto, está clara a razão dessa praga (a corrupção) estar cada vez pior no país, já que nenhuma providência é tomada, na China, corrupção comprovada é punida com pena de morte ou prisão perpétua, além é óbvio, da imediata devolução aos cofres públicos dos valores roubados. O ministro chinês fez uma pequena citação que apenas nos últimos 5 anos, o Brasil já computou um desvio de verbas públicas de quase 100 bilhões de reais, o que permitiria investimentos de reflexo nacional. Ou seja, algo está errado e precisa ser mudado imediatamente.

    3) QUINTUPLICAR O INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO:
    Fundamento: Um país que quer crescer precisa produzir os melhores profissionais do mundo e isso só é possível quando o país investe no mínimo 5 vezes mais do que o Brasil tem investido hoje em educação, caso contrário, o país fica emperrado, aqueles que poderiam ser grandes profissionais, acabam perdidos no mercado de trabalho por falta da base que deveria prepara-los, com o tempo, é normal a mão de obra especializada passar a ser importada, o que vem ocorrendo a cada vez mais no Brasil, principalmente nos últimos 5 anos quando o país passou a crescer em passos mais largos.

    4) REDUÇÃO DRÁSTICA DA CARGA TRIBUTÁRIA E REFORMA TRIBUTÁRIA IMEDIATA:
    Fundamento: A China e outros países desenvolvidos como os EUA já comprovaram que o crescimento do país não necessita da exploração das suas indústrias e empresas em geral, bem pelo contrário, o estado precisa ser aliado e não inimigo das empresas, afinal, é do trabalho destas empresas que o país tira seu sustendo para crescer e devolver em qualidade de vida para seus cidadãos, a carga tributária do Brasil é injusta e desorganizada e enquanto não houver uma mudança drástica, as empresas não conseguirão competir com o mercado externo e o interno ficará emperrado como já é.

    5) REDUÇÃO DE PELO MENOS 80% DOS SALÁRIOS DOS POLÍTICOS BRASILEIROS:
    Fundamento: O Brasil tem os políticos mais caros do mundo, isso ocorre pela cultura da malandragem instalada após a democrácia desorganizada que tomou posse a partir dos anos 90 e pela falta de regras no quesito salário do político. O político precisa entender que é um funcionário público como qualquer outro, com a função de empregar seu trabalho e seus conhecimentos em prol do seu país e não um “rei” como se vêem atualmente, a constituição precisa definir um teto salarial compatível com os demais funcionários públicos e a partir dai, os aumentos seguirem o salário mínimo padrão do país, na China um deputado custa menos de 10% do que um deputado brasileiro. A revolta da nação com essa balbúrdia com o dinheiro público, com o abuso de mega-salários, sem a devida correspondência em soluções para o povo, causa ainda mais prejuízos ao estado, pois um povo sentindo-se roubado pelos seus líderes políticos, perde a percepção do que é certo, justo, honesto e honrado.

    6) DESBUROCRATIZAÇÃO IMEDIATA:
    Fundamento: O Brasil sempre foi o país mais complexo em matéria de negociação, segundo Wen, a China é hoje o maior exportador de manufaturados do mundo, ultrapassando os EUA em 2010 e sem nenhuma dúvida, a China e os EUA consideram o Brasil, o país mais burocrata, tanto na importação, quanto exportação, além é claro, do seu mercado interno, para tudo existem dezenas de barreiras impedindo a negocição que acabam em muitas vezes barrando o desenvolvimento das empresas e refletindo diretamente no desenvolvimento do país, isso é um caso urgente para ser solucionado.

    7) RECUPERAÇÃO DO APAGÃO DE INVESTIMENTOS DOS ÚLTIMOS 50 ANOS:
    Fundamento: O Brasil sofreu um forte apagão de investimentos nos últimos 50 anos, isso é um fato comprovado, investimentos em infraestrutura, educação, cultura e praticamente todas as demais áreas relacionadas ao estado, isso impediu o crescimento do país e seguirá impedindo por no mínimo mais 50 anos se o Brasil não tomar atitudes fortes hoje. O Brasil tem tudo para ser um grande líder mundial, tem território, não sofre desastres naturais severos, vive em paz com o resto do mundo, mostrou-se inteligente ao sair ileso da grande crise financeira de 2008, porém, precisa ter a coragem de superar suas adversidades políticas e aprender investir corretamente naquilo que mais necessita.

    8) INVESTIR FORTEMENTE NA MUDANÇA DE CULTURA DO POVO:
    Fundamento: A grande massa do povo brasileiro não acredita mais no governo, nem nos seus políticos, não respeita as instituições, não acredita em suas leis, nem na sua própria cultura, acostumou-se com a desordem governamental e passou a ver como normal as notícias trágicas sobre corrupção, violência, etc, portanto, o Brasil precisa investir na cultura brasileira, iniciando pelas escolas, empresas, igrejas, instituições públicas e assim por diante, começando pela educação patriótica, afinal, um grande povo precisa amar e honrar seu grande país, senão é invevitável que à longo prazo, comecem surgir milícias armadas na busca de espaço e poder paralelo ao governo, ainda mais, sendo o Brasil um país de proporções continentais como é.

    9) INVESTIR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA IMEDIATAMENTE:

    Fundamento: Proporcionalmente, o Brasil investe menos de 8% do que a China em ciência e tecnologia, isso começou a ter forte reflexo no país nos últimos 5 anos, quando o Brasil passou a crescer e aparecer no mundo como um país emergente e que vai crescer muito a partir de agora, porém, não tem engenheiria de qualidade, não tem medicina de qualidade, tecnologia de qualidade, não tem profissionais com formação de qualidade para concorrer com os países desenvolvidos que encontram-se mais de 20 anos a frente do Brasil, isso é um fato e precisa ser visto imediatamente, pois reflete diretamente no desenvolvimento de toda nação.

    10) MENORIDADE PENAL E TRABALHISTA A PARTIR DE 16 ANOS
    (o mundo está envelhecendo…):
    Fundamento: O Brasil é um dos poucos países que ainda possuem a cultura de tratar jovens de 15 a 18 anos como crianças, não responsáveis pelos seus atos, além de proibi-las de oferecer sua mão de obra, isso é erro fatal para toda a sociedade, afinal, o Brasil, assim como a grande maioria dos paises, estão envelhecendo e precisam mais do que nunca de mão de obra renovada, além do que, essa contradição hipócrita da lei, serve apenas para criar bandidos perigosos, que ao atingirem 18 anos, estão formados para o crime, já que não puderam trabalhar e buscaram apenas no crime sua formação. Na China, jovens tem permissão do governo para trabalhar normalmente (não apenas como estagiários como no Brasil) a partir dos 15 anos, desde que continuem estudando e, sim, respondem pelos seus crimes normalmente, como qualquer adulto com mais de 18 anos.

    Este texto foi retirado do Blog do jornalista Joelmir Beting da Rede Bandeirantes, segundo Joelmir, o texto não está na íntegra, já que não foi permitida a sua divulgação nos meios de comunicação, também, segundo o assessor que permitiu o “vazamento” do relatório da conversa com o primeiro ministro chinês, o governo brasileiro optou por não divulgar estas informações por não se tratarem da real missão do primeiro ministro ao Brasil, que era apenas para tratar de assuntos comerciais entre os dois paises, mas como diz Joelmir, para bom entendedor, apenas isso basta, ou seja, não há interesse do governo em divulgar esses fatos, pois, para o PT e demais governantes, do jeito que o Brasil se encontra é exatamente o jeito que eles sempre sonharam, um país que reina a impunidade política e o povo não tem vez nem voz, até porque, essa cultura que o sr Wen tanto cita, é exatamente o que poderia causar problemas na atual política brasileira, portanto, um povo acomodado e que apenas assiste de camarote o corrupto sacar dinheiro do seu próprio bolso, é o sonho de qualquer criminoso do colarinho branco.

    Joelmir Beting
    Jornalista

  2. Parabéns Yoani pelo belo texto de resistência e de luta pelos seus direitos de cidadã num país que não respeita a ética de seus cidadãos.

  3. Según el cura Pedro José Palmar
    Afirman que el líder máximo de las FARC vive en una finca de Adán Chávez.
    .
    El sacerdote y periodista venezolano Pedro José Palmar afirmó que “Timochenko”, alias del líder máximo de las FARC, vive en Venezuela, en una finca de Adán Chávez, hermano del presidente Hugo Chávez y gobernador del estado de Barinas.

    Palmar sostuvo en una entrevista con la radio bogotana RCN que otros miembros del Secretariado (mando central) de las Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia (FARC) son acogidos en la hacienda Mata de Parva de Adán Chávez.

    “Parte del Secretariado de las FARC vive en Venezuela”, ratificó el sacerdote, el cual subrayó que ellos “pernoctan y viven” en la finca de Adán Chávez. y que incluso se ha constatado “visualmente” la presencia de “Timochenko”, alias de Rodrigo Londoño.

    “Eso lo puedo asegurar”, agregó Palmar, conocido opositor al presidente Chávez que ejerce como sacerdote en Maracaibo y que con frecuencia recorre la zona fronteriza con Colombia.

    Palmar insistió también en que en la zona venezolana lindante con Colombia hay presencia de los frentes 59, 41 y 19 de las FARC, al primero de los cuales se le atribuyó un ataque perpetrado el pasado lunes en el que murieron doce militares colombianos.

    El reducto 59 es comandado por alias “Luis” y tiene como asistentes a alias “Noan” y “El Chocho”, sostuvo Palmar, quien apuntó que la semana pasado el segundo mató al dueño de una finca que se negó a entregarle unas tierras.

    Los tres se movilizan por los departamentos fronterizos colombianos de La Guajira y Norte de Santander y por cinco poblaciones venezolanas, como Mara, Machique y Catatumbo, según indicó el sacerdote.

    “Ellos mismos se presentan ante nuestras casas, ante nuestras comunidades”, aseguró Palmar.

    El ataque del pasado lunes en la frontera llevó a Chávez a anunciarle a su colega colombiano, Juan Manuel Santos, que había ordenado el inmediato envió a la zona fronteriza de dos brigadas militares para actuar contra la guerrilla.

    Además, la canciller colombiana, María Ángela Holguín, discutió el jueves en Caracas este problema con Chávez y su par venezolano, Nicolás Maduro.

    La titular de Relaciones Exteriores de Colombia dijo a la cadena Caracol Radio que Chávez y Maduro se comprometieron a deportar a los guerrilleros que sean capturados en Venezuela.

    Al menos diez integrantes de las FARC han sido detenidos en las operaciones venezolanas, según los informes de Caracas. EFE 8)

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s