Explicadores

Imagen tomada de: http://transparenciaalvirrubra.com.br/2011/02/matematica-e-futebol/

Junho é o mês em que os alunos que estão nas provas finais se lançam sobre os livros, os estudantes aplicados revisam suas notas e os pais ficam com o bolso a perigo pelo pagamento a professores particulares. Durante anos a existência destes professores informais foi subestimada na hora de se fazer o balanço da educação em Cuba, porém, nós que temos filhos no ensino médio bem sabemos da sua importância. Agora mesmo se um adolescente não receber a atenção extraclasse de um explicador, tem poucas possibilidades – ou nenhuma – de entrar na universidade. O ensino – paradoxalmente – foi privatizado, porém sem o conhecimento público.

A demanda é tão grande que nestas últimas semanas de aula as casas destes professores freelancer estão abarrotadas. O custo de uma hora de aula oscila de 20 a 25 pesos cubanos, a décima parte de um salário médio mensal. Assistir essas aulas compensa o baixíssimo nível dos educadores do secundário e pré-universitário, especialmente em matérias como matemática, física, química e gramática. Porém deve ser dito que há muitos que querem estudar no último minuto o conteúdo ao qual não prestaram atenção em mais de dez meses de aulas. A depauperação material e conceitual, a doutrinação ideológica excessiva e a pouca seriedade no cumprimento do horário escolar pesam nos exames finais e milhares de pais estão dispostos a pagar do que aceitar um reprovado.

A realidade, desse modo, zomba das palavras de ordem. Os que têm recursos podem prover seus jovens com um professor adicional; os que não, terão que se conformar em colocar na parede um diploma do nono grau, apenas. Por estes dias na sala de um apartamento qualquer, vêem-se mãos que escrevem apressadamente, tomam nota como nunca, mantêm silêncio e mostram surpreendente interesse. São os estudantes com seu professor particular, esse apoio extracurricular sem o qual não poderão chegar muito longe. Sabem que cada uma destas aulas é um sacrifício para toda a família, imediatamente absorvem as palavras, os dígitos e os teoremas. Estarão, sem dúvida, um passo a frente na linha de partida, com uma vantagem adicional sobre os que nunca tiveram um explicador.

Traduzido por Humberto Sisley de Souza Neto

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s