Parte de mim

palma_sola

A emigração levou meus amigos, os conhecidos de infância, os vizinhos do lugar onde nasci e gente que cumprimentei uma ou duas vezes na rua. Um dia levou as tias paternas, os primos, os colegas com os quais compartilhei a alegria da minha graduação e até o carteiro tímido que me trazia o jornal uma vez por semana. E como se não estivesse satisfeita, agora voltou querendo mais, carregou também a parte mais próxima e íntima da minha vida.

Recordo quando minha irmã me contou que havia se inscrito numa loteria internacional de vistos. Yunia sempre foi muito afortunada quando se tratava de azar, desse modo eu soube a quem me ligar desde o primeiro momento. Minha mãe conta que no dia em que a pariu, os médicos e enfermeiras se persignaram ante um bebê saído do útero com seu saco amniótico quase intacto. “Vieste ao mundo num surrão” diziam-lhe, como se isso garantisse a prosperidade, o amor e a glória. Daí que esta Ilha parecia ser muito limitada para a bem aventurada da minha irmã mais velha. E faz mais de vinte anos que ela chegou a mesma conclusão que a maioria dos meus compatriotas: como lançar raízes num país onde apenas se pode frutificar? Não tentei sequer convencê-la, sendo que a vi se empalidecer num trâmite aqui, uma fila para autorização lá, enquanto sabia que o momento da despedida estava próximo.

Finalmente na sexta-feira passada seu avião decolou, levando também minha única sobrinha, meu cunhado e uma cadelinha vira-lata que não quiseram abandonar. Minha mãe gritava no dia anterior “Não estou preparada, não estou preparada”, enquanto meu pai escondia as lágrimas porque “homem que é homem não chora”.

Nunca se está preparado para a separação, mamãe, para saber que quem amas estão a somente noventa milhas de distância, porém do outro lado de um abismo de restrições migratórias. Fazes bem em chorar, papai, porque este distanciamento não deveria ser tão definitivo, tão degradante e tão definitivo.

Traduzido por Humberto Sisley de Souza Neto

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s