E eu, como fico?

Foi o primeiro bofetão de sua vida como castigo por dizer uma obscenidade em frente à avó; a mesma frase que gritara mil vezes na rua e na escola, porém que até este momento não havia ousado articular em casa. O golpe lhe chegou de súbito, cruzando-lhe o rosto e deixando uma zona de ardência e uma enorme vergonha. Aborreceu-se muito com a anciã, porque no solar habitado por elas os palavrões eram um elemento de sobrevivência, a marca lingüística que todos mostravam por viverem ali.

Aquele trompaço resultou numa cura dolorosa, porém efetiva, pois ao crescer desterrou de sua boca quase todas as “flores” espinhosas de vulgaridade. Ainda hoje se ruboriza – com muita freqüência – quando em meio a uma conversação e sem que venha ao caso, alguém exibe um léxico de grosseria. Tem o temor de que a qualquer momento a avó galega aparecerá pronta para lhe esbofetear as bochechas, para dizer que se cale diante dos seus amigos, porque tem ”a boca mais suja do que uma latrina”.

No sábado passado, um pelotão militar que ensaiava para o próximo desfile gritou – numa avenida central – uma palavra de ordem mista de linguagem de caserna, machista e prosaica. Eram apenas nove da manhã, os meninos do bairro não estavam nas escolas, mas sim em suas casas e nos parques. Os soldados então passaram com seu ritmo marcial e uma bandeira vermelha, cantando em coro energicamente “Los ianquis tienem sayas, nosotros pantalones e tenemos um comandante que le roncan los c…… –Os ianquis tem saias, nós calças e temos um comandante que tem c……”. Seu filho a olhou zombeteiro, jogando-lhe na cara a discussão por dizer palavrões quando já eram aceitas até pelas mesmíssimas Forças Armadas. Não pude deixar de pensar nas mãos ossudas de sua avó e como o solar de sua infância havia terminado por se estender por toda a Nação.

Traduzido por Humberto Sisley de Souza Neto

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s