Desfile desejado

tropas-ejercitooccidental-cuba

O eco dos gritos chega até a minha varanda num compasso inicialmente marcado pelas pernas e acompanhado pelas gargantas. Faltam menos de duas semanas para o grande desfile que se planeja fazer na Praça da Revolução e os vizinhos em volta já estamos cansados de tantos preparativos. Ruas fechadas, policiais impedindo o trânsito e pelotões fazendo estremecer as avenidas e suas calçadas, por onde deveriam estar circulando automóveis agora, gente e carrinhos de bêbê.

Subo ao terraço para ver a coreografia da guerra em toda a sua extensão. As coisas vão mal se o congresso do PCC começar com esta procissão de baionetas. Se realmente quisessem passar uma imagem de reformas, estes uniformes verdes oliva não seriam exibidos na jornada de sábado 16 de abril. Quantos desejariam que ocorresse nesse dia um desfile de resultados, não de medos! Que fosse mostrada a longa fila do conseguido, não a estupefante demonstração de um poderio militar que nem sequer temos! Imaginam? A Rua Paseo e suas imediações dando cobertura aos sonhos que planejamos e não aos fuzis AK de metal frio e gatilho ameaçador?

Este poderia ser o desfile das coisas que desejamos, uma romaria de júbilo que não haveria de se obrigar ninguém a participar. Nenhum diretor recrutaria os escolares para passarem sob o sol saudando a tribuna e os trabalhadores sentiriam que se ausentarem não provocaria uma mancha na sua carteira de trabalho. Uma verdadeira parada popular não iria botar fora num dia os recursos que a Nação leva vários meses para gastar. Ou melhor, brotaria espontânea, colocaria gente sorrindo na rua e não nos deixaria com esta sensação de angústia que estes gritos sincopados nos produzem hoje.

Traduzido por Humberto Sisley de Souza Neto

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s