Café amargo

cafeteras

Tomar um golinho de café pela manhã é o equivalente nacional do desjejum. Pode faltar qualquer coisa: o pão, a manteiga e até o inacessível leite, mas não ter esse cafezinho quente e estimulante ao despertarmos é o início de um mal dia. Meus avôs, meus pais e todos os adultos que me rodeavam, quando menina, bebiam xícaras e mais xícaras deste líquido escuro enquanto conversavam. Sempre que alguém chegava a casa, a cafeteira era posta sobre o fogão, porque o ritual de compartilhar uma “colada” era tão importante como dar um abraço ou convidar para passear.

Faz algumas semanas Raúl Castro anunciou que se começaria a misturar o café do mercado racionado com outros ingredientes. Foi simpático escutar um mandatário falando destes temas culinários, mas também foi motivo de brincadeira popular que se dissesse oficialmente algo que já é prática comum – faz anos – em toda a Ilha. Não só os cidadãos têm adulterado por décadas nossa mais importante bebida nacional, como também o Estado nos superou em engenhosidade sem o declarar na etiqueta do produto. Tampouco é possível usar o gentílico “cubano” na distribuição da bebida estimulante, pois não é segredo para ninguém que o país importa grandes quantidades do Brasil e da Colômbia. Das 60 mil toneladas anuais conseguidas pela produção cafeeira nacional, hoje somente conseguem colher umas 6 mil.

Nos últimos meses “o néctar negro dos deuses brancos” – como uma vez o chamaram – tornou-se escasso. As donas de casa tem tido que retomar a prática de adicionar ervilhas tostadas e moídas para garantirem o golinho amargo e nada mais que tomamos ao abrirmos os olhos. Se é que se pode chamar isso de café, já o sabemos, porém ao menos é algo quente e amargo para tomar pela manhã.

Traduzido por Humberto Sisley de Souza Neto

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s