A insuportável redondeza de uma bola de golf

bola-de-golf

Como um pastel que começa a ser dividido antes mesmo de ficar pronto, nosso governo amplia para 99 anos o uso da terra pelos inversores estrangeiros. Porções desta nação irão parar nas mãos dos que ostentam um passaporte forasteiro, enquanto que os empreendedores locais apenas recebem um usufruto agrícola por 10 anos. A Gazeta Oficial põe-se a falar de “negócios imobiliários” quando todos sabemos que o solo – nosso solo – não está ao alcance dos cubanos que queiram adquirir um pedaço para construir sobre ele.

Outra das surpresas destes dias foi o anúncio da criação de vários campos de golf ao longo da Ilha. Com o objetivo de fomentar um turismo de classe, serão abertas extensões verdes e cuidadas de grama, rodeadas de serviços de luxo. Quando comentei com uma amiga sobre a aparição destes campos de lazer, a primeira coisa que ela me perguntou foi com que água iriam manter o verdor e o frescor da erva. Para ela – que vive num bairro onde o abastecimento ocorre duas vezes por semana – tornam-se-lhe dolorosos os chafarizes lançando um fino orvalho entre um buraco e outro. Minha amiga terá que se acostumar, porque o abismo se ampliará entre os nacionais despossuídos e os que chegam de fora com carteiras volumosas.

Já imagino o resto do filme: trabalhar num desses campos de golf será um privilégio para os mais confiáveis; em volta deles se postarão homens de pochete e gravata com microfones que vigiarão para que os nacionais não possamos entrar e… viver para ver… os funcionários mais destacados e fiéis também terão sua vez com o taco para conseguir completar o percurso da bola. Assim treinarão para esse amanhã que planejam ter, onde eles estarão de bermudas sobre um campo de golf aparado e nós os olharemos do lado de cá do alambrado.

Traduzido por Humberto Sisley de Souza Neto

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s