Comércio do pouco a pouco

seguridad_social

Oito da manhã e os trilhos da estação Factor y Tulipán têm, todavia, o frescor da madrugada. O único trem – que chega de San Antonio de los Baños – está atrasado. Os velhinhos, sentados nos muros, revendem os jornais comprados bem cedo e oferecem também cigarros a varejo. Esta semana sofreram um duro revés ao ser anunciado o fim da distribuição de pacotes de Titanes e Aroma (cigarros) pela cesta básica. Péssima notícia para os que são o escalão mais baixo do nosso mercado informal, esses que oferecem sua própria cota de racionamento para sobreviverem.

Entre os absurdos da comercialização centralizada em Cuba, ocorre que só recebiam cigarros pela caderneta (de racionamento) os que haviam nascido antes de 1955. Na minha família meu pai tinha uma dotação, porém minha mãe – três anos mais nova – já não tinha o direito. Meio de brincadeira meio sério, um amigo me dizia que no futuro entregariam o último pacote com preço subsidiado à um cubano longevo que tinha nascido na metade do século vinte. Imaginam a cena? A bandeira tremulando, as trombetas soando, um batalhão cerimonial marchando até o ancião e outorgando-lhe a última porção de cigarros pela caderneta.

Para o bem e para o mal já não ocorrerá assim. Os que eram mais jovens quando se começou a conceder nicotina subvencionada, hoje apenas chegam a seis décadas de vida. Os que nunca nos beneficiamos com esse fornecimento sentimos que agora há algo a menos para nos jogarem na cara. Contudo, creio que alguém deveria indenizar os velhinhos da estação de Tulipán e todos aqueles que ao longo da ilha sustentam sua vida com esse comércio de pouco a pouco.

Traduzido por Humberto Sisley de Souza Neto

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s