Model town

A central açucareira reduzida à ruínas, a rua principal desolada e no interior das moradias o passado confinado nas lembranças. “De povoado modelo à povoado fantasma” – mussitam os que vivem no povoado de Hershey – pois o esplendor de outrora se converteu num reduto de nostalgias. Graças ao talento de vários jovens realizadores a pequena vila aparece retratada, hoje, num curto documentário que humedece os olhos e aperta as gargantas. Um passeio pela saudade de centenas de pessoas para as quais o futuro – sem objeções – não terminou por ser um tempo melhor.

A peculiar vila incluía um traçado urbanístico moderno, próspera indústria açucareira, fábrica de chocolates e um trem elétrico que ainda circula em meio a chiados e chispas. Tudo isso numa pequena escala, porém funcional, como se houvessem posto em ordem – sobre a relva – uma dezena de casas de bonecas com teto duas águas. Graças ao estímulo de Milton Hershey, que nasceu numa aldeia da Pensilvânia em 1857, que foi começada a construção deste curioso assentamento na colina de Santa Cruz, a leste de nossa capital.

A prosperidade de ontem e a inércia de hoje são os acordes entre entre os quais se desenrola o curta dirigido por Laimir Fano e que foi projetado no cinema Chaplin, numa mostra em que vários blogueiros foram impedidos de entrar. Afortunadamente seus 15 minutos emotivos já circulam nas redes alternativas de distribuição de informação, onde não se necessita cumprir as regras do “direito de admissão” de certas entidades culturais. Uma magnífica seleção de imagens unida a um atrevido trabalho com sons e banda sonora, consegue nos levar até esse povoadozinho submerso na morrinha. O chocolate atua como um detonante para a emoção dos protagonistas, enquanto os espectadores – do lado de cá da tela – podemos sentir seu aroma, a textura da memória embalada com o mesmo papel dos bombons.

Traduzido por Humberto Sisley de Souza Neto

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s