O azar

yoyi1

Pudeste haver sido uma prostituta vendendo seus favores ou mesmo uma interrogadora da segurança do estado. As necesidades eram tantas que entregar teu corpo em troco de um frasco de xampú ou de uns sabonetes foi uma possibilidade muito próxima. Só que tua silhueta era muito frágil para a troca e tinhas uma pele muito branca para esses estrangeiros que vinham buscando o tom canela dos anúncios turísticos. Faltou-te um “tantinho assim” para vestir o apertado traje de troca de sexo por dinheiro e ficar na porta de um hotel para tirar a família da dificuldade.

Estiveste também a ponto de trajar um uniforme quando ao terminar o nono grau pensaste em ir para a escola militar Camilo Cienfuegos, para sair de uma casa onde abundavam as proibições e a miséria. Acreditaste que estavas preparada para converteste num soldado de lábios contraídos para ter acesso à esses pequenos privilégios que vias os membros do MINFAR e do MININT desfrutarem. O conselho oportuno de um amigo te fez desistir dos gritos de “iFirmeeee!” e do tiroteio constante de um fuzil AK. Porém se naquela tarde de 1990 não houvesses escutado a pergunta “Que tu vais fazer no meio de ordens e trincheiras?” talvez agora estarias intimidando alguém numa casa fechada da Vila Marista.

Poderias ter sido balseira, suicida, amante de um ministro, censora ou prisioneira política, policial ou vítima. Não era possivel transcender indene aquela crise dos anos noventa que te coube viver, o descalabro dos valores e o cenário marginal onde havias crescido. Algo de ti ficou numa lycra vermelha colocada numa esquina e na dragona de um tenente, nessas possiveis pessoas que pudeste ser e das quais o azar, a eventualidade e tua própria aversão te salvaram.

Traduzido por Humberto Sisley de Souza Neto

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s