Na ausência e com carinho

portada_portugues

Esqueci-me da última vez que chorei, mesmo que não seja especialmente forte com os vais e vens da vida, na verdade me considero sentimental e dada à lágrima. Com certeza, desde mais de um ano, me propus ser feliz a todo o custo, dar-me goles de placidez na espera de tempos piores. Resisto a que me manchem o sorriso, a que me convertam numa paranóica que sempre olha sobre os ombros para ver se a perseguem.

Essa inclinação infantil à traquinagem me permitiu suportar as negativas de viagem, o círculo radiativo em que tentam me envolver, os insultos, as campanhas de difamação, o contrôle da polícia política e até a neurose de possíveis microfones na minha casa. Tenho tratado de celebrar inclusive o que me tiraram, como a possibilidade de viajar, assistir as cerimônias de diversos prêmios, acessar Geração Y das redes cubanas, contatar com muitos amigos, entrar em eventos culturais no meu próprio país e presenciar o lançamento dos meus livros.

Precisamente hoje estou ébria de satisfação porque uma compilação dos meus textos, intitulada “De Cuba, com carinho…”, será apresentada esta tarde no Brasil. Atenta às tres horas de diferença que me separam do Rio de Janeiro, vou festejar as cinco da tarde a bela edição dos meus posts em português. Meus dentes serão vistos a vários metros de distância, não só porque os tenho grandes e separados, senão pela gargalhada permanente que levarei pendurada na cara. Uma risada corrosiva não compreendida pelos rostos carrancudos dos que me impediram de chegar até lá; punhalada de regozijo que corta e atravessa os que não sabem lidar com a inesperada alegria do cativo.

Traduzido por Humberto Sisley de Souza Neto

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s