O que farão com as bandeiras?

banderas

Na noite, feixes de luz vermelha iluminavam uma parte do malecón, justamente onde o apito dos guardas adverte que niguém pode sentar. O Escritório de Interêsses dos Estados Unidos tinha um toldo luminoso – que poucos conseguiam ler – para transmitir notícias, artigos da declaração dos direitos humanos e mensagens políticas. Diante dela, uma floresta de bandeiras impedia que, da altura de um ser humano, se pudesse ver as letras deslizantes. Com seu constante esvoaçamento, as enormes bandeiras “contribuem” para a vizinhança com um ruído que torna difícil dormir nos edifícios próximos.

Ainda que a versão oficial diga que os 138 mastros estão lá para lembrar as vítimas do terrorismo, todos sabemos que cumpriam a missão de tapar – quase na sua totalidade – as declarações aparecidas nas janelas da SINA. O cartaz por um lado e as bandeiras por outro, eram o símbolo visível da confrontação entre os dois governos , cuja evolução contudo é muito difícil de predizer. Para variar o caminho repetitivo do conflito, faz uns dias os estadounidenses desativaram o painel luminoso que se projetava até a rua. Um pouco antes haviam tirado – também – as faixas em tom de chacota ou insultante que a parte cubana havia colocado na cerca da frente.

A pergunta que muitos de nós fazemos é o que acontecerá agora com as bandeiras drapejantes, se já não há frases para cobrir com elas. O enorme custo de substituir os panos estragados pelo vento e de manter os mastros – atacados fortemente pelo salitre – perde o sentido se não estão mais os textos no outro lado. Desmontar os símbolos será um gesto que tardará um pouco mais a chegar, porém que terminará por ocorrer. Algum dia caminharei pela avenida costeira da minha cidade e nada interromperá a união dos dois azuis que fazem o céu e o mar.

Se já se desligou a tela digital com suas mensagens, é tempo então de arriar também as bandeiras que tentavam ocultá-la.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s