Cabot

medalla

Faz anos que bati a porta ao mundo acadêmico e intelectual, entediada de ver – tão frequentemente – a máscara pendurada nos rostos dos meus professores e dos meus colegas. Hoje começa minha viagem de retôrno ao ambiente universitário, pelas mãos da menção especial na premiação de jornalismo Maria Moors Cabot que me foi outorgado pela Universidade de Columbia. Um galardão que obtive – entre outras coisas – por negar-me a assumir essa cumplicidade “cultivada”, que tanto me frustou ao descobrí-la numa parte das letras cubanas.

Fugindo de uma erudição livresca – desapegada da realidade – fui parar no extremo contrário: dos circuitos e do código binário. Não obstante, há caminhos que nos levam sempre ao mesmo lugar e podem fazer que uma filóloga renegada volte à abraçar os hábitos da academia. Especialmente se este regresso ao mundo das togas e dos diplomas, ocorre por me haver comportado como uma pessoa livre no cyberespaço.

Penso em usar o prestígio e a proteção que traz junto o prêmio Cabot, para continuar fazendo crescer a blogosfera cubana. O itinerário alternativo que nos une cada semana chegou a um ponto em que deve se tornar uma autêntica academia blogueira. Como não penso em esperar que seja permitido abrir uma escola de jornalismo digital para realizar este projeto, vou começá-lo, inclusive, a margem dos formalismos burocráticos e legais. A distinção que recebi hoje pode contribuir para que nasça aqui um novo tipo de instrução sem condicionantes ideológicos, sem aqueles feios disfarces que me fizeram distanciar – uma vez – do mundo acadêmico.

Deixe uma Resposta

