Novo tipo de economia

ducha_electrica2

Uma loja da rua Netuno fechou ontem para não ligar o ar condicionado depois que ultrapassou o estrito plano de consumo de kilowatts. Num hotel cinco estrelas, explicaram aos turistas sobre um conserto nos equipamentos de climatização, ainda que na realidade são desligados para que os relógios de luz não marquem tão rápido.

Os abanadores surgem por todas as partes, num plano de economia que está custando ao país uma quantia que a imprensa não publica. As donas de casa evitam afundar na pegajosa atmosfera das lojas em pesos conversíveis; os que querem fazer um depósito bancário saem depois de meia hora no interior da sucursal sem janelas; as cafeterias vêem diminuir suas vendas; os cambistas particulares têem seu agosto porque as CADECAS fecham após meia jornada e nos cinemas não se sabe se o grito é pelo monstro que quer devorar a protagonista ou pelo calor insuportável. Para cada gota de petróleo economizada corresponde uma incalculável perda na arrecadação de divisas, sem mencionar a redução da comodidade para os clientes, a qual não parece ser tida em conta neste “original” plano de economia.

Evidentemente, as medidas tomadas originaram-se em algum escritório climatizado “lá por cima”; ocorreram à estes que – as tres da tarde – não tem que esperar um documento num lugar aonde se aglomeram e suam mais de vinte pessoas. Gostaria de propor aos artífices deste programa um corte extendido à certos sítios intocáveis , onde o termômetro inclusive marca menos de 25 graus. Seria bom, por exemplo, pedir aos membros da Assembéia Nacional – que se reunirão em 1o de agosto – que vão para sua sede em transporte público, para não gastar o combustível de seus ônibus designados. Deveriam, de acordo com as restrições elétricas em que vivemos todos, deliberar a luz de velas, tomar um refresco quente no lanche e reduzir sua sessão a somente um par de horas, para evitar os gastos com o uso de microfones e transmissão televisiva. A ação de aprovar por unanimidade e aplaudir com frenesi – como sempre fazem – não necessita de muito tempo de reunião nem do desfrute de um relaxante ar condicionado.

ducha_electrica1

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s