Inominável

la_colmena

Tenho uma mancha de picada na perna e ontem levantei com o corpo todo dolorido. A primeira coisa em que pensei é que me havia contagiado com a dengue, que voltou a surgir – como em todos os últimos verões – nos bairros da minha cidade. Por sorte não tive a febre, assim foi que pelo meio-dia descartei que estivesse doente desse vírus, também conhecido como “quebraossos”. De todas as formas não posso dar como certo que não a peguei, pois muito perto da minha casa há vários casos e nestes dias chuvosos o número de mosquitos aumenta.

O mais significativo da presença desta doença entre nós é a negativa oficial em informar o número de contagiados ou mencionar a palavra “dengue” nos meios informativos. Se vais à um hospital com todos os sintomas, recebes um tratamento no qual não pronunciam as seis letras que formam a maldita palavra. Na televisão, passam anúncios de como agir contra o Aedes aegypti, porém ninguem esclarece que tudo isso se deve a existência da dengue entre nós. Sem estatísticas nem dados, nós cidadãos vamos refazendo o número de infectados a partir dos rumores que nos chegam de amigos e conhecidos. O alarme cresce, pois sempre se pode suspeitar que há uma maior incidência do que a que chegou aos nossos ouvidos.

O silêncio em torno da dengue refere-se a permanente intenção de não confessar algo que cause dano a imagem do país. Dizer que em nosso “paraíso” tropical a doença já se tornou endêmica de tanto se repetir e que os turistas deveriam ser advertidos de seus recrudecimentos, excede os arroubos de honestidade que se permitem nossas autoridades. Agora, bem, não reconhecê-la não diminue a febre nem tranquiliza os doentes e seus familiares. Pelo contrário. Podem dar o nome à dengue ou escondê-la com besteiras como “febre, dores nas articulações e erupção na pele”, porém isso não afasta o risco; não nos ajuda a esquecer que ao chegar julho e agosto ela é uma presença inseparável em nossas vidas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s