Dois empregos e um salário

parque_diversiones

Passas a vida desejando o doce que vês na vitrina e quando te convidam à servir-te da quantidade que queiras acontece que perdeste o apetite. Os bicos haviam deixado de ser uma demanda popular entre nós depois de muitos anos, tendo-o como impossível. Sua autorização chegou num momento em que custa descobrir se trata-se de um passo à frente ou de um gesto de desespero.

Do texto inteiro da Nota Oficial aparecida no Granma, surpreendeu-me gratamente a permissão para que os estudantes de nível médio e superior possam buscar emprego e conservar, ao mesmo tempo, seus vínculos docentes. Cinco anos em que os que não podiam trabalhar e ganhar um salário faziam com que muitos desistissem de entrar na universidade, por não ter uma família capaz de custear a roupa, alimentação e transporte durante a etapa de estudante. Sei muito bem do que falo, pois enquanto aprendia Filologia – e sendo já mãe – servia de guia da cidade de maneira ilegal para poder manter-me. Só assim pude chegar a obter um título que guardo na última gaveta do armário. Conheço muitos que até ontem deviam fazer o mesmo, pressionados por motivos econômicos a burlar as leis ou deixar os estudos.

Com certeza, a aceitação do bico chegou tarde – ainda assim, bem-vinda seja – e tem como principal obstáculo os baixos salários. Ter duas ocupações não significará que se viva duplamente melhor, nem sequer com uma quarta parte a mais de comodidade. O que o padeiro receber por fazer também um trabalho diurno como segurança não fará com que sua família desista do mercado negro, do desvio de recursos ou da emigração. A questão não está na autorização para empregar-se em vários centros de trabalho, senão em quais produtos podem ser comprados com a desvalorizada moeda nacional. Os dias teriam que ter umas trezentas horas, pois só assim o bico nos proverá com o necessário para viver.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s