A extinção do Panda

televisor-panda

O último eletrodoméstico que foi distribuído através do sistema de méritos foi uma televisão chinesa marca Panda. No meu edifício houve uma reunião para entregar dez equipamentos novos em folha dentro de uma comunidade que excede trezentas pessoas. Alguns vizinhos estiveram a ponto de sair no braço durante a discussão para conseguir o aparelho, pelo qual deviam pagar quatro mil pesos cubanos. Entre os que levaram a tela colorida para casa, estavam – casualmente – os mais combativos e incondicionais ideológicamente.

Aqueles que não conseguiram o escorregadio Panda conformaram-se pensando que haveria um segundo turno no qual teriam maiores possibilidades. Porém do gigante asiático não chegaram novas televisões para alimentar a meritocracia, nem sequer vieram as peças de reposição para consertar as já existentes. Fazer a guarda no CDR ou responder as críticas perdeu o atrativo, pois não parece que a recompensa irá ser a distribuição de uma máquina de lavar roupa, uma linha telefônica ou um rádio portátil.

Os que conseguiram o último turno de eletrodomésticos distribuídos, digamos que tampouco estão muito felizes. Uma boa parte não pode honrar os planos de pagamento, pois a aquisição do Panda lhes fez assumir dívidas mensais que excedem um terço do seu salário. Conheço uma velhinha, por exemplo, que comprou a batalhada televisão só porque tinha a convicção que iria morrer antes de terminar de pagá-la.

Entre os que acreditaram haver recebido um prêmio, afloram hoje as preocupações pela enorme dívida monetária contraída com o Estado. Foram aqueles que se acreditaram beneficiários de um privilégio, sem perceberem que somente eram tributários de um erro. O mecanismo que os favoreceu então, é o mesmo que nos impede hoje de comprar um eletrodoméstico sem mostrar a moeda conversível ou sem contar com uma determinada trajetória política.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s