Nada de pelotões nem grupos compactos


Aos blogueiros alternativos – dentro de Cuba – o único ponto em comum que nos une é o uso da Internet para afixarmos nossas opiniões, crônicas e perguntas. Estamos cansados de que procurem nos englobar num pacote compacto que deve comportar-se como “um só povo, um só partido, uma só ideia”. Quando convergimos o fazemos sobre a suposição de que não temos disciplina de grupo nem estamos obrigados a adotar posições comuns. Se algo nos caracteriza é a polifonia, a diversidade de sonhos e desejos; a ânsia de pôr uma nova marca nessa pluralidade que na Cuba real se esconde debaixo da máscara da unanimidade.

Por isso, quando lí o chamado para uma cybermobilização que afirmava haver “sido convocada por vários blogs e webs cubanos”, surpreendeu-me que a notícia não fosse sabida entre os radicados no território nacional. Uma idéia assim deveria ser – ao menos – em consenso ou discutida com essa parte frágil e variada que somos os que escrevemos da Ilha. Talvez a convocação fosse enriquecida então, com outras demandas ou com uma ordem diferente de prioridades.

Contudo, concordo com a necessidade de alcançar os tres pedidos sugeridos pelos que fizeram circular a convocação. Como toda prática tem seu começo, confio que a próxima cybermobilização esteja melhor organizada, seja fruto da consulta com os possíveis participantes e sobretudo, que contenha essa margem de liberdade e creatividade que é inerente ao espírito blogueiro.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s