Arco-íris na blogosfera


Desde aquele abril de 2007 em que comecei a escrever Geração Y, muito mudou na blogosfera feita a partir de Cuba. Agora somos mais e o número dos que se escondem atrás de um pseudômino diminuiu. A comunidade blogueira – ao menos a parte alternativa – logrou unir-nos fora do mundo virtual e uma prova tem sido o Itinerário, que seguimos fazendo a cada semana.

Este sábado foi a vez de Pinar del Río, aonde “os inquietos rapazes” da Segurança do Estado nos haviam impedido de viajar em dezembro. WordPress, esse software livre e gratuito com o qual está estruturado meu blog, foi o protagonista da jornada de exercícios que fizemos no fim de semana. Tambem os truques para se penetrar nos espaços públicos – hotéis ou cybercafés, que é onde tenho maior experiência – ocuparam um bom tempo de nossos debates. Nessa cidade, a oeste de Havana, não existe outra possibilidade de acessar a Internet do que das controladas redes de algumas poucas instituições. Daí que entre outros temas mais discutidos esteve como manter uma frequência de publicação de uma província tão desconectada, com tão poucos internautas.

Regressei à Havana com o pressentimento de que a blogosfera alternativa crescerá exponencialmente nos próximos meses. Para mim, que fui pioneira nesta aventura, não há maior alegria do que ver surgir tantos espaços plurais, diferentes e livres.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s