Desfile e epidemia

Foto tomada de Yahoo Noticias México.

As duas notícias sucederam-se uma a outra, tão contraditórias que o próprio locutor teve que fazer um esfôrço para esconder sua perplexidade. Na primeira falava-se na concentração popular do próximo primeiro de maio, enquanto a segunda decretava a fase de alerta ante a ameaça de uma possivel epidemia de gripe suína. A partir da tarde de terça-feira uma série de oportunas medidas de prevenção foram ativadas em todo o país. Com certeza, a intenção de agrupar quase um milhão de pessoas no desfile da próxima sexta-feira segue de pé.

Minha experiência com catarros e doenças gripais me diz que uma aglomeração humana é o cenário mais propício para sua disseminação. As medidas anunciadas deveriam incluir, como prevenção mínima, a postergação ou cancelamento dos festejos pelo dia dos trabalhadores. Não quero gerar alarmes desnecessários. Não conheço ninguem que esteja contagiado e foi emitida uma declaração oficial de que não há nenhum caso registrado desse enfermidade, porém lembro que o mesmo nos disseram durante muito tempo até confessarem que a AIDS havia entrado em Cuba, para não falar na escamoteada cifra dos contagiados pela dengue cada ano.

Com toda a humildade, peço ao governo cubano que repense a ideia de reunir milhares de pessoas neste momento. Por favor, menos sentido de espetáculo e maior proteção à cidadania.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s