Areia fina

Finalmente começamos o roteiro blogger. Não serviram muito os gritos recebidos na estação de policia, o constante aparato que temos sobre nós desde quinta-feira e a proibição de viajar à Pinar del Rio. Terminamos por encontrar as escapatórias entre os dedos dos censores, pelas quais a areia fina da informação e do conhecimento lograram escapulir.

O início deste encontro, ao que nenhum participante quis chamar de evento, transcorreu de forma pacífica, sem confusão midiática nem pretensões clandestinas. Em nada se pareceu a estes congressos, conferências e simpósios em que há uma mesa presidencial colocada diante de um telão. Não nos submetemos a criar  uma dessas palavras de ordem de pacote que marcam a pauta a seguir, nem sequer levamos credenciais ou crachás.

Conseguimos dar o primeiro passo, porque “eles” só esperavam o desafio ou a cancelação, porém não previram que o fenômeno blogger tem mil maneiras de camuflar-se. Usaram seus velhos métodos de coação, sem prestarem atenção em que às criaturas da virtualidade ninguem lhes põem rédeas reais. Ao proibir a sessão inaugural, só conseguiram revelar-nos as várias possibilidades de nublarmos este roteiro, sem necesidade de transladarmo-nos de uma província à outra.

Em alguns dias será inaugurado um sítio web para hospedar as discussões que estão ocorrendo e lançaremos a chamada para um concurso de blogs para o ano de 2009. Essas minúsculas partículas de ciberespaço que são nossos blogs, já abriram sulcos nas mãos do intransigentes. Eles – de tão pequenas – nem as viram passar.

A nota para a imprensa redigida em conjunto por todos os participantes pode ser lida aqui.

Anúncios