Os motivos de Eliécer

Como en sorda lucha, habló el animal
la boca espumosa y el ojo fatal:
-“Hermano Francisco, no te acerques mucho…”

Rubén Darío

Como em surda luta, falou o animal
a boca espumosa e o olho fatal:
“Hermano Francisco, não chegues muito perto…”

Rubén Darío

Via e-mail me enviaram as entrevistas dadas por Eliécer Ávila, estudante da UCI, à Cubaencuentro e Kaos en la Red. Ao ler ambas soube que não seriam publicadas em nenhum meio de difusão dentro da Ilha, pois existem opiniões – compartilhadas pela maioria – que nossos jornais preferem ignorar. O jovem de Las Tunas ficou restrito ao espaço da Internet, como aquele video, “quando bateu de frente” com o Presidente da Assembléia Nacional, que circulou somente pelos caminhos alternativos. Não obstante, os cubanos contam com uma espécie de Web 4.0 que não necessita de cabos, nem modem e pode prescindir até de computador. Daí que esta semana já toda Havana sabia da conversação de Eliécer com um jornalista independente. A informação é, cada dia, areia mais fina que escorre entre os dedos dos censores.

Alguns veem este “tunero” de fala precisa, como a ponta de uma conspiração para “abduzir” os jovens mais críticos. Confesso que estou cansada dessas manias de perceber em cada ação um complô perfeitamente calculado. Não creio que nossos governantes possam organiza-lo todo, nem jogar esse xadrez politico que os creem capazes. Muito menos  nestes momentos quando no tabuleiro se apagaram as casas e a mesa está aleijada de tres pernas pelo menos. Resisto em ver em cada sucesso os fios que o levam irremediavelmente às mãos da Seguridad del Estado. Crer nisso seria pensar que são onipresentes, que sabem tudo e – por sorte – esta é uma qualidade que só Deus apresenta.

Prefiro especular que sim, que Eliécer é sincero em seus discursos. Que é um jovem como tantos, não conformado com a dualidade monetária, com os abusos do poder, com a gerontocracia que nos governa. Um com a informalidade camponesa de chamar as coisas pelo seu nome e que cre poder mudar, por dentro, o sistema que terminará devorando-lhe. O que não é saudavel, franca e honesta é a realidade onde se inscreve este estudante de informática. Uma sociedade onde os rapazes de Porno para Ricardo (grupo musical) não podem se apresentar em um concerto, onde vários blogs e páginas web estão bloqueadas e o que opina diferente é acusado de agente da CIA, que tem o esboço de uma conspiração amplamente pensada – e aqui sim fico paranóica – para tirar-nos o direito de dissentir.

O inquieto jovem se apresentou, ante Ricardo Alarcón, como integrante da “Operação Verdade” que monitora a Internet e cancela as opiniões antagônicas ao processo cubano. O qual lhe faz de vítima e carrasco da falta de espaços para a pluralidade e o debate. Que me desculpe Eliécer Ávila, porem entrar na rede desde um PC institucional e com a orientação de neutralizar idéias divergentes, é atuar – usando sua própria metáfora – como esses que “manejam um caminhão grande e se acreditam donos da rodovia, não respeitam o direito alheio, porque sabem que os que se meterem com eles, se darão mal”.

Notas do tradutor:

No início deste ano um video começou a circular na Internet sobre Eliécer Ávila, um estudante da Universidade de Ciências da Informática em Havana, que tomando o microfone na assembléia estudantil, respeitosamente questionou Ricardo Alarcon, Presidente da Assembléia Nacional de Cuba. Os leitores podem encontrar uma grande quantidade de informação e video, através de uma busca no Google. As questões de Eliécer abrangeram desde o porque o acesso ao Google era restrito, não havendo um equivalente em Cuba, até porque uma escova de dentes custava tres dias de pagamento. Na última semana, uma entrevista com Eliécer, publicada na Web, cobriu os eventos desde a publicação do video.

Rubén Darío: poeta nicaraguense, 1867 – 1916. Esta citação é um fragmento do poema “Los motivos del lobo”. Hermano Francisco é São Francisco de Assis.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s