Festival de cinema francês

A pergunta do sábado à noite não é o que fazer, mas como pagar por uma diversão em pesos convertíveis. Para um casal jovem, o ato de ir a uma discoteca pode significar, no mínimo, o desembolso de dez “chavitos”.* Daí as festas house ou o filmes de sábado são opções melhores para o bolso. Eu me entretenho com os amigos que vêm à minha casa e, de vez em quando. vou ao malecón,* que ainda é grátis. Me junto às vezes aos jovens que se reúnem entre a 23 e a G,* para passar a noite conversando, cantando em voz alta e caminhando de um lado para o outro.

Por isso, me sinto feliz quando chega o Festival de Cinema Francês, com preços subsidiados e consigo entreter-me algumas noites. Mas nada de tomar uma cerveja na saída do filme “99 F” ou da comédia “Você é realmente atraente”, porque isso poderia signifciar o salário de um dia de trabalho. Depois das sessões, ficamos apinhados em torno do cinema Chaplin ou vamos para casa. O anúncio da semana de cinema alemão me tranquiliza: ao menos durante alguns dias, divertir-se não significará tornar-se o harakiri.

Notas:

Chavito: Peso conversível (CUC ou chavito), moeda de uso corrente em Cuba, criada na década de 90 para substituir o dólar.

Malecón: Passeio público na orla de Havana.

23 e a G: Movimentada esquina da cidade.

