Universal

sif2013

Alguém sentado na mesa de trás fala em Frances, enquanto nas cadeiras ao lado dois brasileiros trocam idéias. Dois passos além uns ativistas da Bielorrússia compartm com espanhóis que também vieram ao Estocolmo Internet Forum. Um evento que desde 21 de maio passado reuniu, na capital sueca, pessoas interessadas nas ferramentas digitais, nas redes sociais e no ciberespaço. Uma verdadeira torre de Babel onde nos comunicamos na língua da tecnologia. A aldeia global e virtual destes dias é uma fábrica antiga na beira-mar. E em meio desse ir e vir de análises e relatos, seis cubanos também dispostos a contar seu trabalho como ciber ativistas.

Esta é, sem dúvidas, a escala que mais desfrutei na minha longa viajem e não porque os outros lugares não tenham estado cheios de impressões lindas e de muitos abraços, mas sim porque aqui encontrei vários colegas da Ilha. Algumas dessas pessoas que em nosso país lançam mão das novas tecnologias para narrar ou tentar mudar sua realidade, hoje dará entrevista aqui. A jovem advogada Laritza Diversent, o diretor de Estado de SATS Antonio Rodiles, a aguda blogueira Miriam Celaya, o informata Eliécer Ávila e por um dia acompanhou-nos também o repórter independente Roberto Guerra. Desse modo Estocolmo pareceu-me um tanto com Cuba e não pelo clima exatamente.

O Internet Forum nos permitiu, além disso, nos sentirmos cidadãos do mundo, compartilhar experiências com quem vive em diferentes situações porém  – essencialmente – surpreendentemente parecidas. Basta falar por um momento com algum outro convidado ou assistir uma conferência para se dar conta que em cada palavra dita está a eterna busca humana pelo saber, pela informação… A liberdade. Expressada nesta ocasião através dos circuitos, os monitores e os kilobytes. Esta conferência nos deixou com a sensação que somos universais e de que as tecnologias nos converteram em pessoas capazes de transcender nossa geografia e nosso tempo.

Tradução e administração do blog em língua portuguesa por Humberto Sisley de Souza Neto

like_webbNota: este post subiu tardiamente devido a ataques ao site Geração Y

About these ads

Deixar uma resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s