A crônica que não houve

 

Imagen tomada de www.penultimosdias.com/
Imagem tirada de www.penultimosdias.com

Hoje iria publicar um texto sobre o Dia das mães, um trecho curto onde narraria que a minha mãe tem as mãos cheirando a cebola, alho e cominho… Por todo o tempo que passa na cozinha. Tinha a idéia de contar-lhes o prazer que me dava vê-la chegar à porta do meu pré-universitário no campo, trazendo os alimentos que lhe haviam custado toda uma semana – e grandes esforços – conseguir. Porém justamente quando dava os últimos retoques na minha pequena crônica maternal, ocorreu a morte de Juan Wilfredo Soto em Santa Clara e tudo deixou de ter sentido.

As “tonfas” (cassetete de origem asiática) dos policiais têm sede de costelas nessas vizinhanças. A crescente violência dos uniformizados é algo que se murmura em voz baixa e muitos a descrevem com detalhes sem se atreverem a denunciá-la em público. Os que estivemos no calabouço alguma vez, sabemos bem que uma coisa é a propaganda edulcorada de: “Polícia, polícia tu é minha amiga” que é repetida pela televisão e outra a impunidade que estes indivíduos com distintivo desfrutam. Se, além disso, o detido tem idéias diferentes da ideologia imperante, então o tratamento será mais duro ainda. Os punhos vão querer convencê-lo, já que os escassos argumentos não conseguirão.

Não sei como as autoridades do meu país vão se explicar, porém duvido que consigam nos persuadir de que desta vez a culpa não tenha sido dos policiais. Não há maneira de entender que um homem desarmado, sentado num parque central, possa representar uma grande ameaça. O que acontece é que quando se incita a intolerância, alimenta-se o desrespeito ao cidadão e se dá luz verde à corporação policial, ocorrem estas tragédias. Como a de hoje, em que uma mãe em Santa Clara não está sentada a mesa que seus rapazes lhe prepararam, mas sim no salão escuro de uma funerária velando o corpo do seu filho.

Traduzido por Humberto Sisley de Souza Neto

About these ads

Deixar uma resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s