Espanhóis no mundo

espanoles_en_el_mundo

Capitólio, rum, salsa tocada pelas esquinas, automóveis que por fora parecem peças de colecionador ainda que sob a carcaça estejam caindo aos pedaços. Isso, e mais, no capítulo de “Espanhóis no mundo” filmado aqui em Havana. Cinquenta minutos com histórias de imigrantes asturianos, galegos, andaluzes que se mudaram com seus sonhos do outro lado do Atlântico. Tudo é lindo e azul, temperado com sal; porém algo não se encaixa.

Enquanto assisto o seriado tenho a impressão de que estão narrando outro país, uma dimensão longínqua e com tinta sépia. As anedotas de vida dos sete protagonistas ocorrem, para mim, num espaço muito diferente do cotidiano que conheço. E mesmo que me repita – para me acalmar – que o seriado versa sobre peninsulares dispersos sobre o globo terrestre e não sobre cubanos perdidos em sua própria geografia, não posso evitar uma sensação de burla quando aparecem os créditos.

Os roteiristas habilmente escamoteiam o detalhe de que os entrevistados são possuidores de prerrogativas inalcançáveis para os nacionais. Falta-lhes dizer que passar uma noite na Bodeguita Del Medio ou no cabaret Tropicana, alugar um escritório no edifício Bacardí, administrar empresas de cosméticos ou tabaco, jantar com lagosta e vinho, são privilégios acessíveis – de forma quase exclusiva – para o bolso dos estrangeiros. Nem falar do lindo passeio de iate numa das últimas cenas, vedado por lei para 11 milhões de habitantes. Falta, pois, neste moderno e divertido programa, a explicação do desequilíbrio, da narração sobre a brecha que separa estes espanhóis que vêm do mundo, dos cubanos que nascemos aqui.

O vídeo Espanhóis no mundo – Havana

Traduzido por Humberto Sisley de Souza Neto

About these ads

Deixar uma resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s