Cultura não escrita

 

balanza_poder_justicia

Claudia Cadelo ainda espera a resposta da Fiscalía Provincial (Promotoria) à sua denúncia pelo apartheid cultural na última mostra de jovens realizadores. O agente Rodney nunca mostrou a cara para validar ou negar os tristes acontecimentos de novembro de 2009, em volta da casa de Luis Felipe Rojas policiais vestidos como civis o vigiam sem ter uma ordem judicial para fazê-lo. Minha demanda nos tribunais pelos golpes e a prisão ilegal em fevereiro passado só recebeu o silêncio por parte das instituições jurídicas… enquanto Dagoberto Valdés continua esperando uma explicação do porque não o deixam viajar para fora de Cuba. Estamos rodeados por uma repressão que não assina papéis, que não mostra a cara nem carimba cada ato em que viola sua própria lei.

Castigos que não querem deixar evidências, detidos que não aparecem na ordem do dia de uma delegacia de polícia, ameaças de boca para que não fiquem traços. Uma cultura ágrafa de intimidação, de agentes com pseudônimos e coação que evita deixar provas. Quando lhes exigimos que coloquem por escrito as frases que nos gritam longe das câmeras e dos microfones, apertam os lábios e alardeiam esse poder que lhes permite o anonimato. Se forem denunciados, apelando-se para a legalidade que eles mesmos criaram então se passam trinta, sessenta, noventa dias e nada. Nenhum juiz aceita uma demanda contra esta instituição verde-oliva que governa o país.

Tanto pavoneio da tribuna, manejo de palavras como “valor”, “sacrifício” e “integridade” para virem se esconder atrás do próprio medo, para não colocarem seu nome, seu rosto e sua convicção ao lado das atrocidades que cometem.

Traduzido por Humberto Sisley de Souza Neto

Deixar uma resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s