Cor mostarda

maqueta

Sequencia de lajes, avenidas e ruas estreitas reproduzidas em plástico e pintura. Cidade em pequena escala encerrada no salão da Maquete de Havana que se localiza num local do bairro Miramar. Umas lunetas amarelas permitem percorrer com o olhar os caminhos, as esquinas, as poucas elevações e a costa serpenteante. As mesmas lentes de aumento também nos ajudam a desfrutar a cúpula do Capitólio vista de cima ou da face oculta do Morro. Modelo em miniatura de uma urbe que de qualquer edifício alto mostra-se infinita, mas que aqui está recolhida numa duplicação diminuta, capturada em poucos metros de mesa. Réplica sem desabamentos, sem buracos e sem manchas; uma capital de papelão e acessórios que nos parece, todavia, mais habitável e cômoda do que a real.

A guia do peculiar museu esclarece – na entrada – que a representação foi pintada com quatro cores diferentes: marrom para as construções da colônia, mostarda para o edificado de 1902 até 1959, um tom gema sobre os edifícios erguidos nas últimas cinco décadas e o branco – chamativo e distante – cobrindo os monumentos e os projetos futuros. Todos os visitantes e turistas terminam dizendo o mesmo: Havana é mostarda! E confirmo-lhes que sim, enquanto continuo explicando um detalhe aqui, um esconderijo lá.

Sim, minha cidade é mostarda, picante e ácida, condimentada pelo velho e a cada dia mais distante da modernidade. Uma mostra em tamanho natural onde há dias em que alguém desejaria ser – como na Maquete de Havana – de plástico ou de papelão para não padecer tanta ruína.

Traduzido por Humberto Sisley de Souza Neto

About these ads

Deixar uma resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s