Tarará

bienvenido-mister-marshall

Duas semanas no acampamento de pioneiros Tarará e minha irmã e eu regressaríamos para casa contando os mergulhos na praia. Porém dessa vez seria diferente, pois iríamos tomar parte numa atividade para mostrar para alguém muito importante que a vila de casarões particulares agora era um lugar para o desfrute dos filhos dos operários. Sobre o gramado – na margem do rio – formaríamos cinco grandes círculos que representariam os continentes e daríamos as mãos vestidas com os trajes típicos de cada região. A mim coube ser lituana.

Minha mãe alugou as fantasias numa loja da Rua Galiano da qual só resta hoje um buraco de esgoto drenando a calçada. Devia usar uma blusa de mangas compridas. Sobre ela um jaleco de tecido grosso com bordados coloridos, além de um diadema na cabeça e polainas sobre os sapatos. O traje não era nem um pouco adequado para o sol opressivo daquele julho de 1984, porém resisti a vários dias de ensaio pela curiosidade de quem seria o distinto visitante. Próxima de mim, umas colegas da mesma escola fumegavam de calor, enfiadas num multicolorido traje mongol. O guia tocava o apito e dávamos voltas numa direção ou noutra sobre a grama cortada, a espera desses olhos eminentes que nos veriam girar.

No dia planejado para representar ininterruptamente nossa dança mundial, eu descobri que me haviam roubado uma polaina no albergue e minha irmã apresentava os primeiros sintomas de insolação. Dançamos na área central com relutância, enquanto se propalava o rumor que o irmão do Máximo Líder chegaria a qualquer momento. Uma caravana de automóveis velozes cruzou a ponte sobre o rio Tarará, eram três Alfa Romeo de cor vinho tinto. Um minuto depois nos disseram que podíamos abandonar a formação; o eminente visitante já havia passado. Raúl Castro, como no filme espanhol Bienvenido Mr. Marshall, nos havia deixado com a roupa vestida e a coreografia ensaiada.

Traduzido por Humberto Sisley de Souza Neto

Deixar uma resposta

