Mario Vargas Llosa: um Nobel longamente postergado

mariovargasllosa

A literatura de Mario Vargas Llosa causou várias mudanças essenciais na minha vida. A primeira foi há 17 anos, num verão com apagões e crise econômica. Sob o pretexto de conseguir “A guerra do fim do mundo”, acerquei-me de um jornalista expulso de sua profissão por problemas ideológicos e com quem, todavia, compartilho meus dias. Conservo aquele exemplar de capa desfeita e páginas amarelecidas, pois dezenas de leitores descobriram com ele este autor peruano censurado nas livrarias oficiais.

Depois fui para a universidade e enquanto preparava minha tese sobre a literatura nas ditaduras da América Latina, apareceu sua novela “O Festival da Cabra”. A inclusão na minha análise daquele texto sobre Trujillo não foi do agrado do tribunal que me avaliava. Tampouco gostaram que entre as características dos caudilhos americanos eu tivesse ressaltado justamente aquelas também ostentadas pelo “nosso” Máximo Líder. Daí que pela segunda vez um livro do hoje Prêmio Nobel de Literatura marcou minha existência, pois fez me dar conta da frustração que decorria de ser lingüista em Cuba. Para que preciso de um título – disse-me – onde se diz que sou uma especialista no idioma e nas palavras, quando nem sequer posso unir as frases livremente.

Assim é que Vargas Llosa e sua literatura são responsáveis, de um modo direto e “traidor”, do muito que sou agora: da minha felicidade matrimonial e da minha aversão aos totalitarismos, de haver renegado a linguística e de ter me aproximado do jornalismo.

Estou me preparando desde agora, pois temo que na próxima vez que um livro seu caia em minhas mãos seu efeito durará outros 17 anos ou voltará a significar o fechamento da porta para uma profissão.

Traduzido por Humberto Sisley de Souza Neto

About these ads

Deixar uma resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s