Olivia

mariposa

Meu amigo Miguel se foi, cansado de esperar por uma operação de mudança de sexo e sabedor de que nunca iria conseguir um emprego melhor. Deixou a peruca ruiva para um amigo que trabalhava no mesmo hospital e vendeu – de maneira ilegal – o quarto que tinha em Luyanó. No dia em que pediu a permissão de saída vestiu um colarinho e gravata que lhe arrancou uma gargalhada quando se olhou no espelho. No escritório da emigração tratou de manter as mãos quietas sobre uma dobra da calça, não seria o último açoite de homofobia que lhe perturbaria a saída.

Escapou antes que estancassem esse rio de cubanos que desembocou por curto tempo no Equador. O seu foi um dos 700 matrimônios que foram acertados entre cidadãos de ambos os países, muitos deles com o único objetivo de obter residência na nação sul-americana. Miguel deu o equivalente a 6 mil dólares e em troca teve um casamento em Havana com uma quiteña (natural de Quito – Equador) que viu apenas por um par de horas. Simulou as fotos da lua de mel, pagou um funcionário do ministério da Saúde Pública para que lhe desse a “liberação” e até deu um pouco de dinheiro para que o cartão branco não demorasse tanto. Fingiu ser o que não era e foi fácil, pois aos que nascemos nesta Ilha cai bem portar uma máscara.

Agora momentos difíceis o esperam, porque a polícia equatoriana começou a investigar os 37 mil cubanos que ingressaram nesse país nos últimos anos. Contudo, não parece assustado. Ele é um dos gays que foram metidos a pancadas nos caminhões da polícia e desde anos atrás também era vigiado por suas opiniões críticas. Depois de experimentar ambos os cortes da lâmina da censura, já nada lhe espanta. Quando o chamarem para depor – se é que o chamarão – irá com o vestido vermelho que sempre quis usar aqui. Ninguém vai impedir que gesticule enquanto o interrogam, porque Miguel já se livrou daquele Miguel que foi um dia, para converter-se – felizmente – em Olivia.

Traduzido por Humberto Sisley de Souza Neto

Deixar uma resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s