Ilha sem mar

mar

Do muro do malecón (quebra-mar) não há tanto o que se olhar. Uma superfície azul que de vez em quando se irrita e lança suas ondas espumantes sobre a avenida que a limita. Não se vêem veleiros, apenas um par de botes remendados autorizados pela capitania do porto. No verão os adolescentes se jogam nas águas cálidas, porém no inverno se afastam temendo os salpicos e o vento frio. Um barco faz a rota de leste para oeste a cada noite; sombra no horizonte que controla possíveis balseiros escapando para o estreito da Flórida.

Justamente agora nos meses do ano em que a avenida costeira entra na sua maior ebulição. Porém tudo acontece entre o arrecife e a rua, nem sonhar que esse dinamismo se extende à ampla dimensão salgada que há do outro lado. Quando foi que começamos a viver de costas para o mar? Em que momento essa parte do país, que também é nossa, deixou de nos pertencer? Comer peixe, dar um passeio de barco, olhar os edifícios da cadência de uma onda, desfrutar o contraste de azuis que há no começo dos primeiros recifes. Quiméricas ações numa cidade com litoral, delírios pungentes numa Ilha que parece flutuar no nada e não no Caribe.

Tenho a ilusão que um dia, para se alugar ainda que seja uma chalupa a remos, não será necessário mostrar um passaporte estrangeiro. As velas voltarão a se apossarem desta baía, nos farão lembrar que vivemos numa Havana marítima, nascida entre o grito dos corsários e o fragor do porto. O pargo desbancará as clarias e as carpas dos nossos pratos e do muro do Malecón – com as pernas dependuradas sobre as rochas pontiagudas – saudaremos uma fileira de botes que partem e retornam ao Morro.

Traduzido por Humberto Sisley de Souza Neto

About these ads

Deixar uma resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s