Museu de automóveis

auto_viejo

Há um detalhe da nossa realidade que fascina os turistas e surpreende os colecionadores do mundo todo: a quantidade de automóveis antigos que ainda circulam pelas ruas do país. Agora mesmo, em alguma avenida de Havana ronrona um Cherolet 1952 e um Cadillac – com mais idade que o próprio ministro de transporte – faz táxi coletivo. Passam ao nosso lado desmantelados ou recém pintados, a ponto de desmoronar ou de ganhar uma competição pelo seu bom estado de conservação. Estes milagres rodantes já fazem parte da nossa paisagem cotidiana, tal como as longas filas, os ônibus repletos e os cartazes políticos.

Num primeiro momento os visitantes mostram surpresa e alegria ao verem o parque temático do passado formado por esses veículos. Fazem fotos em volta dos automóveis e pagam até o triplo de uma passagem com o fim de sentarem-se em seus interiores amplos. Depois de perguntar ao chofer, os espantados estrangeiros descobrem que a carroceria daquele Ford – de princípios do século XX – cobre um motor Fiat de apenas uma década e que lhe adaptaram as rodas de um Lada. Na medida em que ganham a confiança do proprietário, este lhes conta que o sistema de freios foi doado por um amigo europeu e que as luzes dianteiras eram originalmente de uma ambulância.

Os veranistas se maravilham ante o gosto dos cubanos por conservar tais relíquias de ontem, porém poucos sabem que se trata mais de uma necessidade do que de uma predileção. Não é possivel ir à um concessionário e comprar um automóvel novo, mesmo que se tenha o dinheiro para pagá-lo a vista, de maneira que nos vemos obrigados a remendar os velhos. Sem esses artefatos do século passado, nossa cidade seria menos pitoresca e a cada dia mais imóvel.

Traduzido por Humberto Sisley de Souza Neto

About these ads

Deixar uma resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s