Férias de verão

playa_bandera

Centenas de milhares de cubanos estão em férias de verão, entre eles os estudantes que desfrutam de quase dois meses até a chegada de setembro. A pausa estival ocorre no momento das mais altas temperaturas e todos os analistas opinam que a onda social alcança seu ponto máximo de pressão em princípios de agosto. A combinação de calor, escassez e recesso escolar irrita especialmente os adultos que sonham em manter a família ventilada, alimentada e tranquila. Muitos pais se vêem obrigados a deixar de trabalhar porque não têm com quem deixar seus filhos e na maioria dos centros de trabalho a produtividade diminui durante julho e agosto.

O verão convida à praia, sobretudo numa ilha estreita onde a costa – na sua parte mais larga – fica a menos de cem kilômetros de distância. Porém banhar-se no mar também apresenta algumas dificuldades, especialmente por motivo de transporte e porque uma vez frente ao mar, estendidos na areia, descobrimos que a maioria das ofertas gastronômicas se paga em pesos conversíveis. Isto inclui também as barraquinhas.

O tédio, cedo ou tarde, nos conduz até esses rincões da casa que precisam de uns reparos. Aquela cadeira bamba, o ralo da pia da cozinha meio entupido, a tomada que solta chispas, o velho varal que já não suporta o peso da roupa lavada e a caixa do vaso sanitário que tem um vazamento. Enfim, os muitos rincões que o tempo deteriora e aos quais devemos dedicar tempo quando temos uns dias de ócio. Daí que ao terminarem as férias, entre os colegas de trabalho se escuta falar mais das dificuldades para consertar a lâmpada da cozinha do que das cálidas águas do Caribe.

Traduzido por Humberto Sisley de Souza Neto

About these ads

Deixar uma resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s