Capitólio ou casa de morcegos

interior_capitolio

Consegui infiltrar-me pelas escadarias quando os trabalhadores iam até o refeitório para o almoço. Era o verão de 1992 e a tentação de subir até a cúpula do Capitólio foi mais forte do que a advertência “não entre” escrita em letras vermelhas. Acima, as teias de aranha, os esteios e as molduras esfoladas alternavam-se com objetos cobertos de pó. De cima olhei para baixo, onde um falso brilhante marca o kilômetro zero da rodovia nacional.

O Capitólio de Havana foi humilhado pelo seu passado, castigado por se parecer tanto com o de Washington e envergonhado por haver abrigado – uma vez – o congresso. Como símbolo dessa república satanizada pela propaganda oficial, o edifício imponente padeceu a sorte do castigado. Instalou-se no seu interior a Academia de Ciências que encheu de tabiques os espaços amplos e um vetusto museu com animais dissecados foi situado justamente abaixo do hemiciclo. Várias revoadas de morcegos acamparam no seu interior, salpicando de fezes as paredes e criando buracos nas alegorias do teto. Os cantos e esquinas da fachada se converteram no mictório mais popular das redondezas.

Faz uns anos correu o boato de que um milionário italiano havia doado um sistema de luzes para esta jóia arquitetônica. Pouco a pouco as lâmpadas foram estragando e o colosso de pedra e mármore voltou a ficar as escuras. Para surpresa de quem já o dava como condenado, colocaram recentemente uns cartazes ao seu redor anunciando a restauração do majestoso imóvel. Oxalá os reparos não durem mais do que os curtos anos de sua construção e o capitólio chegue a ser – algum dia – o lugar do Parlamento cubano: um soberbo edifício para hospedar debates autênticos.

Traduzido por Humberto Sisley de Souza Neto

hemiciclo

About these ads

Deixar uma resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s