Baseball

Como a cada ano, a Série Nacional de Baseball atrai a atenção de milhões de cubanos. “La pelota”, como dizemos familiarmente, é desde há muitos anos o esporte nacional e não raro gera discussões acaloradas nos parques mais centrais de toda a Ilha. Para os que temos a ilusão de que as pessoas se ocupem de questões mais candentes, sempre torna-se um pouco frustrante comprovar que aquele grupo de homens, que gritava e gesticulava apaixonadamente, não discutia sobre como terminar com a dualidade monetária nem estava reclamando algum direito escamoteado, apenas resolvia se tal jogada foi correta ou quem é o melhor batedor entre todos os jogadores.

Porém a primeira paixão esportiva dos cubanos não está isenta de política, especialmente quando alguma estrela do baseball decide não regressar ao país de uma viagem ao exterior, ou se o peloteiro não integra a seleção num evento internacional porque é pouco confiável e se teme que “deserte”. Num recente encontro entre duas equipes de rivalidade ardorosa, um jogador sentiu-se ofendido porque pensou que a bola havia sido lançada com a intenção de atingí-lo e, para surpresa dos espectadores, saiu correndo em direção ao “pitcher” brandindo ameaçadoramente seu bastão. Os jogadores sairam do banco, alguns aficcionados lançaram-se em campo, a polícia borrifou gás pimenta e distribuiu pancadas e pauladas. As câmeras que transmitiam o jogo apontaram para o outro lado e nenhum telespectador inteirou-se do acontecido…nesse momento.

Porém as novas tecnologias impediram que a pacata censura fizesse das suas e dezenas de câmeras digitais e telefones celulares filmaram os detalhes. A versão dos fatos foi distribuída entre milhares de pessoas, gravada em CD e copiada em memórias USB. Que boas discussões tivemos então nos parques!

Traduzido por Humberto Sisley de Souza Neto

About these ads

Deixar uma resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s