Sanatório para Pánfilo…e comida? e liberdade? liberdade?

panfilo-rostro

Levantei-me com a notícia do translado de Pánfilo do cárcere para uma clínica psiquiátrica, talvez para começar alí sua desintoxicação. Na lista das vitórias alcançadas – que ainda são poucas e limitadas – pela sociedade civil cubana durante o último ano, há que se registrar a saída deste humilde homem da cela. Na breve enumeração do conquistado, deve estar também a liberação de Gorki Águila faz mais de um ano e a não aplicação de uma resolução que impedia os nacionais de se conectarem na Internet, nos hotéis.

Penso que a evolução do acontecido no caso “Pánfilo” foi conseguida pelo trabalho dos que fizeram a campanha Jama y Libertad e que ontem mesmo entregaram tres mil assinaturas pedindo sua libertação. Também há que se agradecer aos numerosos meios de imprensa internacionais que contribuiram para chamar a atenção sobre os anos injustos de condenação contra Juan Carlos González. A blogosfera alternativa – como era de se esperar – ajudou a empurrar o muro, que parecia fortalecer-se naquele dia em que encarceraram quem só reclamava por comida.

De todas as formas, a burrada de julgar por periculosidade pré-delitiva um inofensivo bebum de bairro, não se esquece tão facilmente. Agora, há que esperar que possa retornar à sua casa, ter acesso a alimentação que todo ser humano merece e a liberdade de expressão que lhe permita dizer frente a uma câmera o que sente, sem por isso estar com um fiscal. Se de alguma maneira a entrega ao representante de Juanes do documento “Lleva Carta!” serviu para abrir as grades de Pánfilo, então há uma razão a mais para aplaudir este concerto do dia 20 de setembro. Lástima que devamos esperar que os famosos nos visitem para que abram os ferrolhos, porém não obstante esse detalhe, anotaremos o triunfo como nosso.

Já sabem: se vão brindar com algo, que seja com água, nada de álcool para celebrar a soltura de Pánfilo.

Traduzido por Humberto Sisley de Souza Neto

About these ads

Deixar uma resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s