Falta o "Y"

generaciony5

As memórias são escritas no final da vida e os dicionários com as frases de um homem são compilados quando o sabemos acabado, incapaz de produzir novas ideias. Ficar reduzido às páginas de um livro, quando uma vez se teve o microfone ante um milhão de pessoas, deve ser um consolo tão insípido como a papinha que se administra `a um enfermo. O Dicionário de pensamentos de Fidel Castro, do pesquisador Salomón Susi Sarfati, vem a ser então a despedida do loquaz lider que inundou nossa vida – cada minuto dela – com sua retórica descontrolada.

Segundo uma nota do Prensa Latina, “refinado e minucioso em sua seleção, o autor divide o dicionário em 20 letras do alfabeto espanhol (exceto k, q, w, x, y, z)…”. Como tenho obsessão por essa penúltima consoante que dá nome à este Blog, pergunto-me se nos mais de 1978 aforismos, nunca se referiu à alguem da “Geração Y”. Nesta Ilha cheia de Yordankas, Yohandris e Yunieskis, como é possivel que “a essência do pensamento” de quem esteve quase cinquenta anos no poder, não contenha uma alusão à nós. Parece ser que o livro só recolhe conceitos, não pessoas, o que o torna para mim um mostruário de enteléquias, um compêndio de noções incompreensíveis.

Talvez hoje – dia do seu 83o aniversário – o orador de antanho esteja ante este dicionário que criaram para satisfazê-lo, para dizer-lhe que sua obra perdurará e será lida pelos séculos dos séculos. Olhará o ano de publicação e se perguntará se farão uma edição ampliada com o conteúdo de suas próximas reflexões. Não perceberá que falta o “Y”, essa pequena e insignificante letra que não lhe saiu como queria: desinteressada, altruísta, disciplinada e estóica. Talvez se contente mais com o “R” de revolução ou com o “I” de imperialismo, porém seu importante olhar não chegará ao final do abecedário. Alí, apagada e oculta, está essa letra em forma de estilingue, com o elástico esticado em direção ao amanhã.

About these ads

Deixar uma resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s